domingo, 23 de janeiro de 2011

O concílio Vaticano II (Ipsis litteris)


O CONCÍLIO ECUMÊNICO
VATICANO II

   Impressionou-se com o presságio de um novo Concílio Ecumênico publicado pelo atual Papa, cuja data da realização ainda não está definida, todo o mundo cristão. Alegrou-se porém, sabendo dos méritos, das fôrças e das influências que até agora têm exercido na Igreja. Sua Santidade está esperançoso e ciente de sua decisão, tanto que fala dêle em todas suas palestras.  Aguarda não o esquecermos até  em nossas mais simples preces para alcançar o êxito visado.

    Um Concílio Ecumênico usa o mais alto poder da Igreja, de maneira que lhe permite dar explicações de casos mais graves e instituições de normas que se estendem sôbre todo o orbe, sem que possa errar, falando sôbre matéria de fé. Sendo por isso  Papa a sua suprema potência, cabe-lhe confirmá-la; sem êle ou sem a sua ratificação não há Concílio Ecumênico.
   Êste a realizar-se é alvo de diversos fatôres que concorreram. Visa-se mais a união dos ortodoxos e protestantes com os católicos. O sumo Pontífice como delegado apostólico, permaneceu durante vinte anos no Oriente, e com êsse tempo conquistou a afinidade daquêle povo que ainda vive fora da nossa religião. Diz João XXIII: "Primeiramente uma aproximação do Oriente, depois o contacto e a reunião perfeita de tantos irmãos separados da antiga Mãe comum... Desejamos uma paz e entendimento entre católicos e êles.
   Ao dirigir uma carta ao clero de Veneza expressou-se sôbre o Concílio, que é a causa do aparecimento da submissão do clero, da dilatação da caridade, da fixação dos sacerdotes em seu terreno etc...
   Averigando Sua Santidade os fatos passados, deteve-se no período tridentino; ficou a par dessa era de perplexidade cujas calamidades foi um resistente adversário do Concílio de Trento em 1545. Olha agora também na época presente o perigo do comunismo e do materialismo, e como aquêle dera ótimas conclusões, talvez seja outra causa do próximo.
   Tratar-se-ão também de certas partes do Direito Canônico e alguns casos da doutrina Social da Igreja.
   Para preparar o necessário, há já várias comissões,  agindo, tendo por presidente o Secretário  do Estado  do Vaticano: Cardeal Domênico Tardini.
   Até o presente já houve vinte Concílios Ecumênicos, doze no Ocidente e os outros no Oriente. Oprimeiro teve lugar em 325 na cidade de Nicéia, então em terras orientais. Nele estava presente o Imperador Constantino; o último feito em Roma (Ocidente) com  o nome de Vaticano (I), não foi oficialmente terminado, por causa da invasão dos italianos no Estado do Sumo Pontífice em 1870.
   Tomarão parte dêste agora tôda a Cardinalícia, todos os Bispos, os Prelados, alguns Abades, Superiores Gerais de Or-


dens Religiosas, certos teólogos, além de outros. Segundo parece, será o primeiro que usará os modernos meios de comunicações, como rádio, o cinema, a televisão, etc.
   Os Protestantes, a respeito da união estão reagindo fortemente. Diversos líderes de seitas religiosas em suas revistas maldizem-no, não querem colidir-se de forma alguma, tendo até um Anti-concílio Mundial com o nome : "Concílio Internacional das Igrejas Cristãs". Com referência aos protestantes brasileiros, alguns  o vêem com bons olhos, como um dos bispos da Igreja Metodista do Brasil: Rev. Sucasas: "O Cristianismo uno é possível, porque Jeus Cristo jamais ensinou uma utopia ao homem e jamais exigiu do homem o que fôsse impossível ".
   Outros porém , dizem que o Papa está com receio do comunismo e que, para dar-lhe combate, quer a ajuda dos protestantes; que Roma quer o domínio das consciências, etc. Dizem também que são muitos os obstáculos que lhes impedem a coesão: 1) a infabilidade do Papa: para êles o humano é falho e possível de êrro.
2o. os dogmas da Igreja.
3o. a persuasão íntima da Igreja Católica de que está com a verdade, etc. Mas a obstância maior é de terem de palmilhar o caminho de Roma e ascenderem os degraus do Vaticano onde está o núcleo do Cristianismo.
   O pontífice Romano espera nossa colaboração nos seguintes âmbitos: a) nas orações; b) no lado financeiro; c)ns informações, a fim de que, através dêste Concílio possa se elevar a melhoria do mundo e, de  um modo particular, mostra o exemplo da união da Igreja a tôdas as seitas extraviadas da Santa Mãe comum.
                                                              Geraldo Hélcio Seoldo Rodr.
                                                                            4a. série
                                                       
                                                              ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
                                                               ~~~~~~~~~~~~~~~~~
Você sabia que:
as formigas têm suas "vacas"?
Estudiosos afirmam que as formigas, ao passar as patas dianteiras nas costas de pulgas, que habitam nos formigueiros, dela retiram um líquido branco e muito doce: o "leite", com  o qual alimentam os filhotes da rainha. Em troca de tão relevante serviço as pulgas podem alimentar-se dos cogumelos que existem nos formigueiros. A êsse gênero de vida dá-se o nome de simbiose (vida em comum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário