terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A vida num seminário (Ipsis litteris)


A VIDA NUM SEMINÁRIO
   A vida, num seminário é completamente diferente do que julgam os que estão fora. Muitos pensam que os seminaristas vivem só rezando e que são SANTINHOS!?  Não, absolutamente; os que assim julgam estão errados. É natural que os seminaristas se dedicam com mais ferver às orações do que os fiéis em geral. Pois,  para ser um dia mais tarde sacerdote, é preciso saber rezar muito bem e com fé. Mas o sacerdote não só precisa saber orar bem, como também ser um homem culto que sabe resolver quaisquer questões defíceis na sua vida como na dos fiéis, e justamente por isso também temos muitos estudos num seminário.
   É necessário que o padre seja um homem forte de espírito e de corpo. Forte de corpo, isto é de boa saúde, porque depois de ordenado vai encontrar muita responsabilidade pela frente. Sendo um padre de paróquia ou um padre que dá aula, vai deparar com serviços pesados e responsabilidades absolutas.
   Um sacerdote que toma conta de um paróquia, é um padre que muitas vêzes nem tem tempo de comer e dormir verbi gratia (!): um paroquiano chega tarde da noite à casa paroquial, chamando o padre para dar  o sacramento da Extrema Unção a um doente lá na roça, em uma fazenda qualquer. O pobre vigário larga seu leito quente, e com sono vai, às pressas, atender o doente, passando por caminhos onde é difícil para um cavalo passar.
   Quase a mesma coisa acontece com o padre que dá aula num estabelecimento . Levanta às cinco horas, celebra a Santa Missa e vai dar as aulas que lhe compete. Chegando dentro da sala, começa a ouvir os gritos estridentes e as pintações enjoadas dos meninos, mesmo assim o padre professor vai ensinando com tôda calma e bondade! (?), mas quando terminam as aulas, o professor está com forte dor de cabeça!
   Às vêzes deita muito tarde, pois passa a noite corrigindo os exercícios, e assim vai o ano todo. Acontece até que um padre fica esgotado do serviço por algum tempo. É justamente por isso que um padre precisa de uma boa saúde para poder aquentar êstes pesados serviços.
   E forte de espírito para poder suportar tôdas estas coisas, sem fazer de má vontade, mas com boa vontade, entusiasmo e alegria.
   Para um dia ser padre é que existem primeiramente  os ensinos especiais nos seminários, com horários e regulamentos. Eis aqui, em geral , o horário do nosso seminário: levantamo-nos a cinco e quarenta, e assistimos à Santa Missa; tomamos café aos vinte minutos para oito; das oito às onze e meia temos quatro aulas; em seguida almoçamos. Depois do almoço temos uma hora de recreio; após êste, se fôr segunda-feira ou quinta temos ainda duas aulas, porém se fôr terça-feira temos uma hora e meia de estudo e em seguida tomamos café e vamos ao campo jogar futebol; às quartas e sextas vamos à piscina; aos sábados temos só uma aula à tarde. Às cinco e quarenta jantamos,  depois vamos à capela rezar o terço; aos quinze minutos para as sete temos um estudo que vai às oito e quinze; às oito e meia rezamos  as orações da noite e vamos dormir sossegadamente.
   Aos domingos não há aulas, mas sòmente uma hora de "estudo duro" e uma hora de "estudo livre". Rezamos o ofício da Imaculada Conceição e assistimos a uma missa Cantada. O resto do dia passamos ouvindo rádio e divertindo-nos.
   Assim nós, seminaristas, cumprimos os regulamentos e horários, cada dever no seu tempo, nada de menos nem de mais, para assim sermos  mais tarde verdadeiros ministros de Deus, fortes de espírito e de corpo
                                 Sebastião A. N. Pandeló
                                             3a. série



A maior paróquia do  mundo
    A maior paróquia do mundo encontra-se na Groenlância. Ela tem uma superfície de 85.000 quilômetros quadrados e conta ....150 católicos.
Bispos cismáticos.
   O govêrno comunista da China continua nomeando e mandando consagrar bispos que o govêrno escolha, e que de maneira alguma foram nomeados pela Santa Sé. O número dêstes "bispos" já é ao menos 32.
Provérbios.
   O rico em todo lugar se deleita, o probre em todo lugar se deita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário