quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Crônicas dos primeiros cinco anos do seminário (Ipsis litteris)

      O REPÓRTER CRÚZIO
Escola Apostólica Santa Odília. Campo Belo,
Minas Gerais
Ano I              Agosto de 1958                                                                  No. 4­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­
__________________________________________________________________________________
                CRÔNICAS 
dos primeiros cinco anos
Esta crônica não é mais do que um resumo do que se passou neste seminário, desde a sua fundação.
Corria o mês de março de 1953, quando, sendo superior regional dos Padres Crúzios o Revmo.  Pe. Sebastião Sweerts e substituto do mesmo o atual e querido Pe. Martinho Arntz, inaugurou-se esta escola, cuja única e santa finalidade é educar e formar futuros sacerdotes crúzios. O prédio, no qual começou a funcionar o seminário era aquela casa velha, ali do lado esquerdo da casa paroquial. O seminário começou, então, com dois padres: Pe. Marino, diretor, Pe. Lucas, e 4 seminaristas: Edson, João, Argentino e José Maria.
Assistíamos às aulas no Ginásio, como ainda hoje, exceto ao latim “apertado” do Pe. Lucas e as matérias de Religião do Pe. Marino.
O futebol, as quartas-feiras, consistia em uma “modesta peladinha” de 4, às vezes, de 5 elementos: dois na linha, um para cada time, e, do mesmo modo, dois no gol. Aos sábados, porém, o futebol era mais animado, pois jogávamos com os meninos da Cruzada Eucarística.
O Côro de cantores não havia ainda, pois era impossível. Assim viveu-se até que acabasse 1953 e viesse 1954, 2º ano do seminário.
Por causa do aumento dos seminaristas, o seminário ficou dividido em dois prédios: a antiga casa, que ficou sendo apenas refeitório e dormitório, e uma outra, “mais velha ainda”, bem pegada ao Ginásio, e para lá foi então transferida a sala de estudo e recreio.
Agora tudo tornou-se mais animado: divertimentos em geral e principalmente o coro, que teve sorte neste ano, mais do que nos posteriores, pois dez dos doze tinham jeito para a música.
Nasceu nesta época o nosso time, que ainda não era invencível, como hoje. Mais um padre veio colaborar conosco na quêle ano: Pe. Clemente. Deste modo continuamos até o princípio de 1955.
24 meninos foi o total com que começamos o 3º. ano do seminário. Aí sim! Já podíamos formar dois times para o treino, e também o côro progrediu. Foi fundado, então, a Congregação mariana que consta atualmente de 18 membros, inclusive os aspirantes. Realizou-se em 1955, pela primeira vez, um retiro espiritual de três dias pegado pelo Revmo Pe Alberto Fuger.
Com um novo diretor Pe. João Van Grunsven, que veio substituir ao Pe. Marino, durante suas férias na Holanda, iniciamos 1956. Nêste ano deixamos o ribeirão, que estávamos às vezes frequentando, e passamos a nadar na piscina da praça de Esportes. O retiro espiritual dêste ano foi pregado pelo Revmo Pe Martinho, digno superior regional dos Padres Crúzios. No fim do ano, em outubro, deu-se o regresso do Pe. Marino, que retornou o cargo de diretor, e o Pe. João, muito esgotado, foi para Belo Horizonte, onde restabeleceu-se e já está aqui novamente, como vigário cooperador.
Começamos 1957 aguardando a chegada de mais um padre que viria para o seminário; era o paciente e bondoso Pe José, de cuja bondade abusamos demasiadamente e ele, do meio do ano em diante, continuou apenas lecionando. Neste ano ocorreu a esperada e adiada mudança para o novo ginásio. Ela se deu a 22 de julho. As dificuldades, proporcionadas pela mudança, não nos permitiram o retiro espiritual. A inauguração oficial do ginásio aconteceu no inesquecível 28 de agosto, que reuniu aqui em Campo Belo, pela primeira vez, 16 padres crúzios.
Depois que passamos para o ginásio novo, Pe. Humberto e Pe. Justino  passaram a trabalhar também no seminário.
Em 1958 Pe. Justino parou de trabalhar no seminário, e está estudando em Belo Horizonte. Pe. Cornélio, atualmente, de vêz em quando fica no estudo.
Finalmente, quanto ao número de seminaristas, já entraram 62, e saíram 37, havendo pois presentes: 25. Eis o resumo:
Comêço de:          antigos         novatos                             total 
1953                             0                 4                                     4
1954                             4                 9                                    13
1955                            10              14                                    24
1956                            17                 6                                    23
1957                             13              16                                    29
1958                             15               13                                   28
                                José Maria de Carvalho C.                                       
                                                           6ª. Série


Nenhum comentário:

Postar um comentário