segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CRÔNICAS acontecimentos de 1958 (Ipsis litteris)

O REPÓRTER CRÚZIO
Escola apostólica Santa Odília
Campo Belo, Minas Gerais.
Ano I                                                              Dezembro de  1958                                                     No. 7
_____________________________________________________________________________________________

CRÔNICAS

   Normalmente e sem grandes acontecimentos corre quase todo mês de outubro.
   No dia 29, porém, rejubila a Igreja, quando lhe é dado o novo supremo chefe, o Papa João XXIII, cuja coroação houve dia 4 de novembro.
   No dia 18 o nosso diretor completou mais uma primavera. Sendo um dia de provas, oferecemos-lhe pequenas homenagens durante o café da manhã. No domingo anterior levou-nos êle à Usina Nova, onde nadamos e fizemos algumas refeições. O tempo esteve bom e todos nós gostamos muito do passeio.
   Estamos em vésperas de prova, êste momento de alta tensão, de grande expectativa, em que os alunos se agitam e os professores ficam folgados. Agora êstes últimos inspiram mais mêdo e respeito, pois têm a arma terrível, a bomba que poderão atirar nos seus pupilos menos aplicados.
   Os alunos se afobam e, agora, os que eram simples freqüentadores das autas, começam a trabalhar numa faina louca.
   Mas, em vão... Não há mais tempo.
   Mesmo os estudiosos e conscientes do seu dever passam tristes momentos, à espera inquietante das provas fatais e do momento em que ouvirão os resultados. São estes os maus momentos do fim de ano. Mas ao lado dêstes, há também os momentos de grande alegria.
   Alegrias para os bons alunos, aquêles que souberam aproveitar o tempo e não deixaram para outra época o que mandava a consciência do dever.
   Alegrias para os professores, aquêles que enfrentaram os trabalhos com espírito jovem, sem se irritar; que souberam manter com os alunos uma verdadeira amizade e que, com grande compreensão e paciência suportaram os defeitos de seus discípulos; enfim, para os que aceitaram cristãmente os espinhos que a difícil missão lhes impôs.
   Haverá a alegria das férias, descanso merecido depois de tanto cansaço, na qual os seminaristas e alunos internos terão a felicidade de voltar ao lar e rever os entes queridos, há muito distantes.
   Despediu-se de nós, nos últimos dias do mês de novembro, o Pe. Cornélio, nosso professor de Inglês, Francês e Canto, que foi a Holanda, em gôzo de férias e para fazer um tratamento cirúrgico. Enquanto êle viaja, pedimos a Deus que seja feliz na viagem, nas férias e no tratamento.
   Com as últimas provas no dia 5 de dezembro, começaram finalmente as nossas férias. Todos contam agora os dias que faltam para o esperado momento de visitar os parentes.
   Dia 8 de dezembro, a festa da Imaculada Conceição. Depois da missa, na própria capela, houve a posse da nova diretoria da Congregação Mariana, pela recepção de fita. Foram empossados Antônio Bessa e Reginaldo respectivamente presidente e vice-presidente; Geraldo Seoldo e Marcos Antônio, secretário e 2º. Secretário, respectivamente. Em seguida, em nossa sala de recreio, houve nova reunião da Congregação, na qual discursou o ex-presidente Edison Júlio da Silva, que passou o cargo ao novo presidente, e em seguida José Maria, ex-secretário leu a ata da reunião anterior. Com algumas palavras do diretor se encerrou a reunião.
   A noite do mesmo dia, no Colégio São José, houve a festa da formatura e da despedida de Edison, José Maria e eu, que faremos no próximo ano o noviciado em Leopoldina.
   Na primeira parte da festa dirigiu-nos algumas palavras o nosso diretor, que aproveitou a oportunidade para agradecer aos benfeitores do seminário, aos quais foi também oferecida a festa.
   Seguiram-se dois belos discursos. O primeiro foi feito pelo nosso colega Reginaldo Antônio Maia, em nome de todos os colegas; o segundo foi feito pelo nosso professor de Latim, o Pe. Lucas, nosso paraninfo. Ambos disseram belas palavras sobre a dignidade e a beleza da carreira cuja segunda etapa a iniciaremos.
   Agradeci em seguida a todos que conosco conviveram no seminário, aos nossos bem-feitores e, em nome dos colegas, fiz também a despedida.
   Com um número de canto encerrou-se a 1ª. Parte da festa.
   Antes de iniciar a 2ª. Parte, foram oferecidos refrescos e gostosos salgados.
   Na segunda parte nossos colegas nos brindaram com duas peças teatrais. A primeira se intitula: “ As Calças penhoradas”. A segunda foi uma criação dos nossos colegas juntamente com o Pe. Marino, na qual representaram, em caricatura, os primeiros dias do seminário: os primeiros seminaristas, o nosso diretor e o prédio do seminário.
   Embora os colegas que representaram, sejam principiantes e nunca se tenham apresentado em teatro, fizeram bem e superaram tôda a espectativa, agradando até ao Pe. Luís. O que mais de admirar é que, das duas peças, agradou mais a segunda, sendo a primaria tirada de um livro. Conclui-se, pois, que temos aqui não só atores, mas também bons autores. Parabéns, meus colegas, e continuem sempre, para desenvolver as qualidades, que lhes foram dadas por Deus.
   Nos diversos intervalos tivemos bonitos números de canto por quatro seminaristas: João Cristelli, Gerson, Alfredo e João Henrique.
  Depois do último número de canto “Canção do estudante”, encerrou-se a bonita festa, com as últimas palavras do diretor do seminário, que agradeceu a todos que colaboraram na sua organização.
   Aproveitamo-nos destas crônicas para fazer aqui novamente um agradecimento ao Pe. Marino, aos colegas, em particular ao Reginaldo, pelas suas belas palavras que nos dirigiu, e ao Pe. Lucas, de quem ouvimos também uma bela oração de paraninfo, às Irmãs do Colégio São José e a todos aquêles que estiveram presentes a nossa festa. Levamos para o Seminário Maior a grata recordação dêsse dia festivo em que mais uma vêz êstes  de quem agora nos separamos, mostraram a grande amizade que nos têm.
                                                                              Moacir Borges Beleza
                                                                                              6ª. Série
------------------------------------------
AOS LEITORES
FELIZ NATAL
E
PRÓSPERO ANO NOVO
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



Nenhum comentário:

Postar um comentário