terça-feira, 11 de janeiro de 2011

O REPÓRTER CRÚZIO, AGUARDEM!

Ontem, o Jornalista Marcos Antônio Rocha, ex-seminaristas da Escola Apostólica Santa Odília, honrou este editor com sua visita e nos trouxe valioso material para o blog dos encontros dos ex-seminaristas da EASO: fotos da ordenação dos Padres Crúzios, ocorrida no dia 8 de Janeiro de 2011, e diversas publicações do Jornalzinho o Repórter Crúzio.
O Repórter Crúzio publicou, periodicamente, de 1958 a 1961, crônicas escritas pelos próprios seminaristas da época. Trata-se, portanto, de escritas de meninos. A pouca idade, a religiosidade e a inocência são reveladas nas escolhas dos temas, na condução das histórias, nas piadas e também no uso da linguagem. Mas, mesmo com estas limitações, acrescentadas as da época, se comparada a tecnologia usada com a atual, o REPÓRTER CRÚZIO é um importante acervo para quem quer manter a memória daqueles tempos e entender um pouco o que acontecia e como pensavam aquelas crianças.
Não poderíamos deixar de agradecer, em nome de todos os ex-seminaristas, o colega Marcos Rocha que preservou, durante muitos anos, esse acervo e que agora nos repassa para divulgação. E tem mais, ele encadernou esse material, organizou as crônicas na ordem cronológica em que foram divulgados, a partir de 1958, e nos brindou com dez cópias, uma para ser usada por este editor nas transcrições para o blog, e outras nove para distribuição, segundo critério que ele nos sugeriu e que vamos adotar: as cópias serão encaminhadas para quem mais contribuir com o blog (esse critério será aprovado pelo Conselho Editorial do Blog a cada premiação).
As crônicas serão divulgadas, a partir da próxima sexta-feira, na mesma ordem em que foram publicadas no Repórter Crúzio, obedecida a originalidade.
A primeira publicação, que fala dos primeiros cinco anos do seminário, foi escrita por José Maria de Carvalho C, em Agosto de 1958, quando ele cursava a 6ª série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário