terça-feira, 28 de outubro de 2014

VI Encontro na Pai d'Égua Belém parte 2

Por Geraldo Seoldo

CONTINUAÇÃO DO SUMÁRIO DO VI ENCONTRO DOS EASISTAS
EM BELÉM DO PARÁ



DIA 24 DE SETEMBRO DE 2014 - “Passeio à Ilha do Mosqueiro”

        Depois daquele 'ALMOÇÃO', aceito com muito prazer a pena passada pelo Easista Siovani, que tão fluente, como as águas daquelas bandas, descreveu os dias des de Liana que já voltou para Uberaba. Foi bom ver seus sorrisos!!!  Grande esforço para rever a turma!

        ''NA VERDADE, NOSSAS BARRIGAS SÃO BEM GRANDES...” (palavras de autoria do Bessa, nas Crônicas de 1960, em uma cópia do Repórter Crúzio deixada na caixa de biscoito Piraquê do nosso saudoso Marquinhos).  Menciono aqui saudades de Liana que já voltou para Uberaba. Foi bom ver seus sorrisos!!!  Grande esforço para rever a turma!
         Uma observação: nos 3 dias restantes do Encontro, praticamente houve apenas duas ocasiões em que todos estivemos juntos como um único grupo, o que parece foi bom para alguns e não muito bom para outros, já que viemos de longe com a finalidade de estarmos/ficarmos juntos...
          Pois bem (desculpem a informalidade), de acordo com a programação foi a vez do passeio à Ilha do Mosqueiro. Saímos do Hotel Grão Pará pela última vez no ônibus da Valeverde Turismo. Todos alegres depois da ‘bênção’ do Tupi. Seguimos para o Banho da Alegria em Mosqueiro com os piriquitos nas mangueiras. Aproveitou-se para se fazer as despedidas do motorista Cláudio e do guia de turismo Guilherme, ambos pessoas muito bacanas (como Benone costuma dizer). Passamos pelo colégio onde fica hospedada a Imagem Peregrina, pelo Museu Emílio Goeldi, pela caixa d'água da COSAMPA, por São Brás, onde se cruzam as velas no pescoço, pelo Jardim Botânico Rodrigues Alves, etc... E chegamos em Mosqueiro por volta das 10 horas com nuvens passando para lá e para cá.... Fomos direto para o Hotel Fazenda Paraíso de onde podíamos assistir abertamente as ondas castigando, como de costume, todas as beiradas da ilha. Sentamo-nos na parte alta e automaticamente começamos a estudar o cardápio do dia:

- Peixe na Telha
- Filé de Peixe Regional Frito
- Salada Naturalista
- Caldeirada do Tucupi
- Galinha Caipira Inteira
- Etc.. .etc... etc...
Já com um pouquinho de fome, Judite e eu escolhemos logo o PEIXE NA TELHA!!! Qual foi nossa surpresa quando, depois de muito esperar (culpa da telha?), vimos chegar uma bandeja com dois peixinhos parecendo que nos sorriam/gozavam!... Não deu para comer muito depois de tirar as cabeças, a pele e os ossos... mas não vale reclamação, como se diz: nunca se é velho demais para aprender! (ou foi castigo pelo quilo e meio que comera ontem?!!!).  -- Notinha a parte: sugiro a todos os curiosos que explorem a internet o máximo possível para mais detalhes e fotos de todos os lugares em que estivemos. Também sugiro que compartilhem suas fotos pessoais de todo o Encontro.
O tempo foi passando e pouco a pouco alguns decidiram descer e entrar na água, já que a praia foi se expandindo com o cansaço das ondas... também motivados pela aventureira Marina do Tupi. Assim foi a ordem de quem pisou e se molhou nas águas: Marina do Tupi, Marta, Judite, Dita, Toinzé Santana (parecendo sonhar com uma jangada), Tupi, Medina, Fátima (só molhou os pés), Lua, Marina do Alfredo, Edgard/Cátia juntos, Zé Geraldo Assunção, Raimundo e Nazaré... etc... O resto da turma parece que ainda ficou comendo, bebendo, batendo papo ou olhando em silêncio para o outro lado das águas, sonhando com a Ilha das Onças!
 
Apenas um político desavisado ficou ali por perto.
Saímos do Hotel Fazenda Paraíso ali pelas 13:20 horas. Paramos por alguns momentos na pracinha da Vila do Mosqueiro, onde havia um banco chamado “Cadeiro de Cornos” com uma caveira de boi no alto salientada por dois chifres grandes. Alguns se aventuraram a sentar para fotos (nomes não podem ser revelados). Sem querer, ouvi um comentário de alguém: “Se meu marido sentar lá vai levar uma pisa quando chegar em casa”. Tudo terminou sem maiores problemas... assim o esperamos.
       Durante a volta, o guia Guilherme (que não sabia, mas tinha o telefone de quem sabe) finalmente desvendou o mistério do nome da flor branca (que atiçava a curiosidade da turma há alguns dias): VÉU DE NOIVA!!! O que provavelmente causou saudades remotas... Chegamos ao Hotel Grão Pará mais ou menos às 16 horas. Imediatamente todos se espalharam... uns para a Estação das Docas, outros para o Ver-o-Peso (sempre mais pesados com cargas, como o Rosalino), outros para o Restaurante Xícara da Silva... e o resto teimava em ficar olhando para cima para ver as mangas caírem...

NOTA FINAL DO DIA: Ilha do Mosqueiro (nome dado pelos Tupinambás ao peixe Moqueio) foi ocupada pelos estrangeiros, barões da borracha no século XIX.

                                          Tupinambá quer dizer Filho de Tupã.



DIA 25 DE SETEMBRO - 'DIA LIVRE'

   Mais ou menos, o grupo grande se dispersou em subgrupos:
- o subgrupo maior decidiu ir para o Outeiro, aceitando o convite do Chicão/Dita;
- um subgrupo menor foi vadiar no Jardim Botânico-Bosque Rodrigues Alves;
- ainda um restinho saiu por aí e acolá.

(Nota: Limitarei meu sumário/comentário ao subgrupo do Outeiro do qual participei. Talvez apareçam voluntários dos outros subgrupos contando o que viram e o que fizeram... para ficar mais completo o trabalho).


           SUBGRUPO DO OUTEIRO



Levantamo-nos cedo, cerca de 05:30 horas e parece que fomos os primeiros a aparecer para o café da manhã, sempre oferecendo muitas frutas... até maçãs!!! Depois, do lado de fora, houve uma pequena confusão com respeito ao transporte. Acabaram uns indo no táxi-kombi do Luís da Van, outros no carro do Chicão e outros de ônibus... Apenas uma notinha: a atitude adamante do Easista Alfredo de não querer ir na kombi onde já se encontrava sua Marina, dizendo que era claustrofóbico e coisa e tal... Não houve como convencer o Craque!!! Pegou o ônibus. Ele tinha um pouco de razão, pois na kombi já havia 14 pessoas... e, pelo menos, não pagou nada, como representante da terceira idade! Depois de tudo resolvido (não mencionando alguns xingamentos), arrancamo-nos... Pegamos a Estrada Velha do Outeiro, passamos pela Ponte Sebastião Oliveira (1,5 Km) sobre o Furo Maguari, entramos na Estrada do Outeiro e, finalmente, na Avenida Paulo Costa, que nos levou à Praia Grande – evitamos de propósito a Praia do Amor. Eram já 10 horas e tantas... Fomos logo para as cadeiras e mesas na praia que pareciam já nos esperar... debaixo das árvores. (Nota à parte: um dos Easistas – não é bom mencionar o nome - estava com a barriga um pouco desarranjada e foi logo ocupando o único banheiro, deixando a porta um pouquinho aberta, olhando calmo para fora para desanimar os outros candidatos também necessitados. Ficou sentado no ‘trono’ um bom tempo... assim que saiu, uma empregada do restaurante logo avançou com uma vassoura e um balde d'água para refrescar tudo.) O som da música continuava alto e logo ficamos sabendo que era de autoria da Dita e dos filhos. Tentamos comprar um CD, mas não foi possível. Espero que Dita comente algo sobre o conjunto e mesmo que nos presenteie aqui com um número...
Para não ficar para trás o restaurante vizinho também começou com suas músicas, e os sons de lá e de cá começaram a abalar a Praia Grande. Sem esperar muito, lá estavam dançando o Carimbó, Marina do Tupi e Zé Geraldo Assunção, no meio do pessoal de outro grupo de turistas... inclusive umas da terceira idade bem reboladeiras! Apareceram vendedores ambulantes de bijuterias, de queijo assado na brasa na hora, de abacaxi gelado... fotógrafas profissionais... etc... Pouco a pouco, muitos resolveram se banhar... podia-se ouvir bem claro a fala mineira do ‘mineirão’ Caio... Em um dos momentos de descanso, o Easista Lua, sempre muito prestativo com a garrafinha da Germana Heritage, ofereceu-nos os seguintes prêmios para as melhores fotos:
  - Primeiro Prêmio: uma semana livre na Fazenda Vista Alegre ajudando a fabricar a Germana. (Sugiro que chamemos este Prêmio de ‘MARCOS ROCHA’ em homenagem ao saudoso Marquinhos que começou com essa ideia).
  - Segundo Prêmio: um conjunto de 3 garrafas da rara Germana Heritage (10 anos em tonéis e com preço de quase 300 reais a garrafa!)
   - Terceiro Premio: uma coleção de 7 garrafas da Germana (diferentes modelos).
Agora vamos ver como resolver este assunto.

   Cansados, resolvemos voltar, passando antes pela casa de praia do casal Chicão/Dita. Ali ficamos por algum tempo bendizendo os banheiros... Também nos assustamos com a toucerona de bambu no quintal que mandava sombras para todos os lados como querendo dizer: “aqui o rei sou eu!!!”. Alfredo, o teimosinho, pegou o ônibus de volta. Chegamos ao Grão Pará e ficamos do lado de fora assistindo a instalação das arquibancadas e, de vez em quando, o barulhinho de uma manga caindo. Daí a pouco, todos desapareceram... fomos preparar-nos para o jantar de despedida.

Obrigado ao Chicão/Dita pelo dia no Outeiro!!!

  JANTAR DE DESPEDIDA: Residência do casal Raimundo/Nazaré – 19:30 horas.
                      Travessa Segunda de Queluz - Bairro de Canudos

    Todos excitados e se coçando no Hotel Grão Pará já esperando por esse grande evento, apesar de não contarmos mais com a presença de Liana, Fátima, Siovani/Rosimere, Alfredinho/Blenda... Outra vez contratempos com relação ao transporte! Mas tudo ficou resolvido pacificamente dessa vez. Lá fomos, o bando de Easistas/Convidados, parecendo voltar ao tempo em que partíamos afoitos com sacos/mochilas nas costas para devastar as frutas das cercanias da EASO/DOM CABRAL em Campo Belo. Porém, dessa vez, todos bem arrumadinhos... não dois a dois nas ruas, mas quatro a quatro em táxis, sem fazer força – a não ser para enfiar a mão no bolso para o pagamento.  Lembrei-me, outra vez, do nosso saudoso Bessa, que escreveu nas Crônicas/março de 1960: “JÁ PROVAMOS DE TODAS AS FRUTAS QUE EXISTEM NESTES MATOS DAQUI...”. Por falar nisso, Marquinhos mencionou uma vez que sua fruta preferida era o ARATICUM. Lembranças?!!!

   Chegamos desconfiados no endereço da residência de Raimundo/Nazaré: portão grande/alto de aço, muros altos com fios de arame por cima, não muita gente por perto, etc... Finalmente, para confirmar, perguntamos a uma vizinha que se aventurou do lado de fora de sua casa vendo tanta gente na rua, falando aquele sotaque mineiro: - “É aqui a casa de Raimundo?” - alguém, sempre afoito, perguntou. -”Não, sinhô! Esta é a residência oficial do COMANDANTE NONATO!!!”. Tudo esclarecido, alguém mais sabido que entendia de botões elétricos apertou uma campainha de comunicação e, imediatamente, os portões foram se abrindo e lá vinham de abraços abertos, sorrindo, o hospitaleiro casal Raimundo/Nazaré dando as boas vindas a toda aquele mineirada, que pisou com cuidado o pátio todo calçadinho de preto e branco com mesas arranjadas no lado de paredes altas... no outro lado, estavam o músico Geraldo Braga mergulhado nos seus ritmos; as panelas do ‘self-serve’ jantar cujo dono, João Mineiro, nasceu em Minas; e bem perto, uma coleção de garrafas de bebidas – sobretudo cachaças de marcas variadas com a Germana na frente . O Senhor Francisco, auxiliar de Raimundo ajudava sorrindo... parecia um pouco com o Bessa! Fomos saudados pelos filhos de Raimundo/Nazaré:
 - Andrei Vicente/esposa Adal Milena – filhos: Adrielle, Andra, Antônio José, Andrei Nonato;
 - Adriano e noiva Juliana;
 - Artur e noiva Jamille.
Também estavam presentes as irmãs de Nazaré: Rosa Maria, Maria das Graças e Maria de Magaly.

 O anfitrião Raimundo foi logo me agarrando de lado para mostrar a parte de baixo da residência, sobretudo seu QG de onde fala sempre conosco no Skype, ou mesmo transmitindo mensagens pela internet... Fala muito animado o nosso Grande Raimundo!!! Depois fez questão de me mostrar cuidadosamente sua coleção da ‘mardita’ (o que meus olhos já haviam visto desde que pisei no pátio). O bom era que se podia tirar uma bicadinha de todas sem cerimônia. Sentimo-nos em casa. A lua, lá em cima, acompanhava tudo com clareza. O Lua (nosso Walter Caetano) sempre por perto, sorrindo feliz. Parece que houve um tempo em que, ouvi dizer, Raimundo queria começar uma filial da Germana no Sítio Espírito Santo, mas foi desaconselhado por não ser permitido o plantio de cana de açúcar por lá... (Uns dos motivos porque Raimundo ainda é meio nervosinho com as coisas). Apenas uma sugestão: por que não tentar fazer uma Germana 'whisquizada' de beterraba, Raimundo?!!!
Jantar de encerramento - colagens

O jantar tipo ‘self-serve’ foi oferecido (e muito apreciado) pelo mesmo grupo que o fizera no Sítio Espírito Santo como já foi mencionado. Tudo estava caminhando como devia, quando o Easista Rafael de súbito pegando o microfone, convidou somente os Easistas presentes, fora as esposas e os convidados... o que não pegou muito bem, pois em tudo agora deve haver pelo menos 30% de participação das mulheres. Porém elas comentaram com ardor que querem participar 100%, desde que vêm acompanhando os Encontros e são partes ativas em tudo que passa. Muito justo!!! Também os convidados devem ter voz... Sem mais música, Rafael foi logo assessorado por Lulu e Raimundo, que de uma certa maneira coordenaram a discussão. Rafael, muito sabido e usando o bom senso, parecendo notar que a coleção da ‘mardita’ estava seguindo a maré baixa, atacou logo os seguintes pontos: frequência, duração e locais dos futuros Encontros. O Easista Tupi também estava ao lado... Ficou aprovado pela maioria de mãos levantadas o seguinte:

-- frequência dos Encontros: uma vez por ano;
-- duração dos Encontros: de 3 a 6 dias dependendo do local;
-- local dos Encontros: deve ter caráter/atrações turísticas.

Então foram sugeridos alguns lugares como Fortaleza (onde o filho de Alfredo, o Alfredinho, seria o contato; Bonito no Mato Grosso do Sul e outros no sul do país... Morretes, sugerido por Lua, foi bem falado, mas de acordo com minhas anotações, não ficou clara a sua aprovação. Parece que o Lua tem algumas cartas fortes na mão. Aproveitando a oportunidade para inserir aqui a sugestão de convidar oficialmente, através de uma cartinha, os padres crúzios, tanto de Belo Horizonte como de Campo Belo, pois queiram ou não, são nossas raízes. Ademais desses pontos discutidos, Tupi também sugeriu a criação de um fundo para ajudar os Easistas necessitados a participarem dos Encontros; a  proposta rejeitada. Sem dúvida, necessitamos uma poupança antecipada preparando-nos adequadamente para esse fim. Sugiro aqui, que se alguém souber de alguém nessa situação, que um grupinho disfarçadamente, sem muito alarde, tome a iniciativa para ajudar sem que isso fique uma coisa de caráter permanente. Afinal devemos ser guiados pelos nobres princípios de: ‘honestidade, justiça e bondade’ (“FAÇAS ISSO E SERÁS FELIZ”).

           A festa continuou mais um pouco...  houve até corajosos que caíram na dança, incentivados pelos pares Adriano/Juliana e Artur/Jamille, que sabiam bailar de verdade, sobretudo juntinhos!!! Foram lembrados, em conversas, os que já estão do “outro lado do caminho”. O Easista Edgard resolveu mais uma vez a nos brindar com suas canções. Voltamos para o nosso hotel após as 23 horas... menos o Lua que devia pegar voo de volta durante a noite. Realmente não sei se alguém ainda deu uma escapulida (saudades do tempo de seminarista) e foi fazer umas farras ali na Praça da República dizendo que foi apenas chupar mangas!!!


DIA 26 SETEMBRO

      A maioria da turma estava programada de voltar para suas casas hoje pela tarde. Apenas um grupinho voltaria no sábado. Como o voo só seria de tarde, Raimundo/Nazaré, Zé Geraldo Freitas/Marta e este relator (Judite ficou no hotel arrumando as malas) saíram pela manhã – tendo Raimundo como piloto do seu carro – para dar uma voltinha de caráter mais espiritual: visita aos lugares onde os crúzios deixaram sua marca:
José Geraldo, na frente da Igreja de São
Sebastião, aponta para a figura de
Theodoro de Celis
Igreja de Santa Cruz
A CRUZ. Primeiro paramos na Paróquia de São Sebastião, antigamente administrada pelos crúzios. Surpresa em ver na parede da frente, do lado de fora, uma pintura grande do Beato Theodoro De Celis (o fundador da Ordem da Santa Cruz). Ainda se via também, mais ao lado, a cruz ‘crúzia’. Fomos levados para uma sala onde havia na parede um conjunto de quadros/retratos de vários religiosos, entre eles muitos crúzios como Pe. Guilherme e Pe. Tiago (que hoje vivem em Belo Horizonte). Depois visitamos a Paróquia da Santa Cruz, onde se lia na frente: PELA CRUZ A VIDA.
O autor destas bem traçadas linhas
na frente do marco da Igreja de Santa
Cruz
Aí então a cruz ‘crúzia’ estava por toda a parte!!!  Lá estão construindo um prédio para servir como Centro Evangélico e diversos trabalhos de assistência social. Será chamado TEÒFILO DALESSI em homenagem ao padre crúzio que também vive em Belo Horizonte. Fomos informados de que a igreja tem boa acústica. Notamos que em todos os lugares por onde passamos as igrejas quase sempre tinham o mesmo estilo gótico (As igrejas de Belém, da Vila São Jorge – Dezoito – e também a igreja de São José em Leopoldina...)

       Sem perder muito tempo seguimos para o Cemitério Central. Estacionamos na rua e fomos passando por meio de muitos vendedores de flores e velas até que conseguimos entrar no portão principal. Dentro, ficamos perdidos por uns momentos, sem a mínima ideia de onde ir. Então Raimundo, dando um tapa na cabeça, disse que o túmulo era de mármore preto. Não ajudou muito, pois a metade era de túmulos pretos... mas nos espalhamos... muito difícil de caminhar entre os túmulos, sem nenhuma ordem geométrica. Pula daqui, pula dali.... salta daqui, salta dali...(ouvi alguém como que dando uma xingadinha)... finalmente sucesso!!! Raimundo acenou de longe alertando-nos que havia encontrado o jazigo. Assim que chegamos começamos a limpar tudo, jogando matos para os lados e também outras coisas. Limpamos, espanando com cuidado a tampa com 7 nomes de padres crúzios, entre eles o de Pe. Humberto Nienhuis (muito popular entre os Easistas). Creio que pagamos algo a uma senhora que estava por perto oferecendo-se para limpar mais direitinho o túmulo. Ficamos mais aliviados. Começamos a sair do local devagarinho e em silêncio... parece, então, que ouvimos um ruído atrás... Seria de manga caindo? Seria do trabalho da senhora? Ou seria uma daquelas cutucadas/daqueles coices do sempre saudoso Pe. Humberto??? Raimundo, olhando para todos os lados, prometeu guardar o local do túmulo num cantinho de seu cérebro. Voltamos para o hotel parece que com mais energia, como se tivéssemos conquistado/ganhado alguma coisa especial.
     Lá no hotel ainda foi feita a entrega de um presente do grupo ao Guilherme, agradecendo-lhe seu desempenho. Edgard representou o grupo.

     Foi um Encontro memorável!!! Oxalá tenhamos um Encontro Belém II não muito distante! Rafael tem de colocar isso em votação logo, com 100% de participação das esposas Easistas e também de convidados. A Ilha de Marajó, Salinas e, até mesmo, Maracá, além do Cemitério Central.
Que sonhem com os anjos!!!
O Caminho é um só: A ESTRADA DE BELÉM. A direção certa é uma só: A ESTRELA DO CAMINHO DE BELÉM.

QUE O VI ENCONTRO DOS EASISTAS EM BELÉM SEJA SEMPRE RELEMBRADO

“BELEM MEMORANDA EST”        


5 comentários:

  1. José Geraldo Assunção28 de outubro de 2014 às 13:50

    Caramba!... Seoldo, Como você e o Siovani conseguem guardar tantas informações? relatarem tão bem o nosso encontro, com riqueza de detalhes que eu jamais seria capaz de reproduzir. Parabéns!

    Um grade abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Voce ainda nao viu nada, Ze Geraldo!!! Espere mais um pouco ate' o POST SCRIPTUM!!! Lembrancas das trapalhices de gente boa e' facil de guardar... ainda mais respirando os ares puros do grande Amazonas do Para'. Abracos tambem! Seoldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Seoldo ! São sempre muito divertidos os textos do nosso grande escritor. Gostei da sugestão do Belém II. Tem meu apoio. Ainda tem muita coisa para ser vista. Quem topar que se manifeste. -Abraços - Benone

      Excluir
    2. Easista Benone! Voce belisca de verdade!!! Belem II nao sai dos meus sonhos...Ve se arruma mais passageiros para a sua jangada. So' sei que nao pode demorar muito. Abracos cordiosos do amigo Easista Seoldo.

      Excluir
  3. Fiquei com inveja dos Easistas que tiveram a oportunidade de irem nos locais onde os Padres Crúzios em Belem trabalharam por tantos anos. No Encontro de Belém II não poderemos deixar de irmos todos lá.

    ResponderExcluir