quarta-feira, 30 de março de 2011

O SEMINÁRIO E O COLÉGIO DOM CABRAL - FOTOS DOS ANOS 1960.

Fotos recebidas  de Rodolfo Rodarte ilustram bem a conexão entre a Escola Apostólica Santa Odília e o Colégio Dom Cabral. As duas escolas compartilhavam espaços,   professores e filosofia de ensino. Aulas complementares, exclusivas para os seminaristas, completavam o  ensino com o  latim e educação religiosa.  
Foto 158 Padre Geraldo e Padre Luiz entre autoridades de Campo Belo. Final dos anos 1960
Foto 159 Padre Agostinho participa de Pic Nic na usina de Candeias em 1967. 
Foto 160 Padre João Maria junto à turma do 1o. científico Dom Cabral em 1967
Foto 161 Wagner Cardoso, padre Cornélio, padre Clemente e o professor Antônio Vicente


Foto 162 - O ex-seminarista José Nicodemus Costa entre os alunos do
Colégio Dom Cabral em 1967.

3 comentários:

  1. Vendo a foto acima do Professor Antônio Vicente tenho um caso bastante interessante a relatar. Saí de Campo Belo em 1967 e só retornei em 1988, portanto 21 anos depois. Voltava eu de Poços de Caldas, uma viagem de trabalho, e resolvi passar em Campo Belo para rever o colégio e possíveis amigos, caso os encontrasse. Ao chegar a nostalgia bateu forte. Andei de um lado para o outro como se quisesse buscar no tempo os amigos e os bons momentos vividos lá. Depois de muito andar, subi para a nossa antiga sala de estudos(acima do refeitório). Parei na porta e fiquei olhando, tentando me ver ainda menino sentado, estudando e esperando Padre Lucas levantar para apagar o charuto, sinal que o estudo da noite estava acabando e depois uma merecida recreação. Bom, voltando, a antiga sala estava ocupada e o mestre da hora era o Prof. Antônio Vicente que ao me ver à porta perguntou-me se eu precisava de alguma informação. Agradeci-lhe a gentileza dizendo que só estava vendo. Ele continuava sua aula e, ante minha permanência, caminhou em minha direção, parou na minha frente e me disse: "só tenho uma dúvida" e eu perguntei-lhe: qual é? Ele olhando-me disse....não tenho certeza se é Pimentel Gomes ou Gomes Pimentel o seu sobrenome. Este fato, naquele momento e ainda hoje, me emociona....21 anos depois. Salve grande mestre Antônio Vicente.

    Mauro Renato Gomes Pimentel

    ResponderExcluir
  2. POR FAVOR, GOSTARIA DE SABER MAIS INFORMAÇOES SOBRE O PADRE AGOSTINHO QUE APARECE NA SEGUNDA FOTO EM UM PIC NIC .... ACREDITO SER UM PARENTE MEU E SE CASO FOR ELE MESMO GOSTARIA DE COSERVAR SUA MEMORIA NA NOSSA FAMILIA ... modelosgp@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agostinho Reijke, este é o nome dele. Nasceu na holanda.

      Excluir