terça-feira, 18 de setembro de 2012

IV Encontro da EASO - Lista de presença



Foto 2012-01Montagem de duas fotos:  uma capta a emoção do Lua ao 
receber o brasão da ordem dos Crúzios das mãos de Raimundo
Nonato, a outra, o momento em que os ex-seminaristas posam
para uma foto na frente da loja do Alambique




Foto 2012-02


Foto 2012-03

Foto 2012-04

Participantes do IV Encontro de 2012
Alberto Gonçalves Medina
Alfredo Dias da Costa
Antônio José Ferreira
Antônio José Ferreira Junior
Benedita Carvalho
Benone Fernandes Bilheiro
Camila (Filha do Santana)
Cibele Vieira Texeira Coelho
Deiwson Francisco de souza Jr.
Edmundo Antônio Dutra do Vale
Eustáquio de Azevedo Silva
Francisco Sales
Geraldo Hélcio Seoldo Rodrigues
José Geraldo Assunção
José Geraldo de Freitas Oliveira
José Maria de Carvalho Coelho
José Orlando Baliza
José Rafael Cabral
Judith Seoldo
Laiana Souza Silva
Liana Borges Amaral
Lívia Raquel Miranda
Luiz Henriques Alfenas
Marcos Antônio Rocha
Maria de Jesus Gaspar Vale
Marina Dias da Costa
Maria Fátima S. Ferreira
Maria José da Silva Alfenas
Marina Terezinha Rigotto da Silva
Marta Reis
Maria Alice
Max Ordonez F. Souza
Nazaré Fátima V. da Costa
Olímpio José da Silva
Raimundo Nonato da Costa
Robson Henriques de Miranda
Rosalino José Miranda
Rosimeire Assis de Andrade Moreira
Sebastião de Carvalho Coelho
Shirley Muzzi
Siovani Rodrigues Moreira
Tupinambá Pedro Paraguassu Amorim
Walter Caetano Pinto


38 comentários:

  1. Publico na íntegra mensagem recebida por este editor:

    "Foi maravilhoso recebê-los, vocês encheram nosso final de semana de alegria, espero que outros colegas visitem o Blog e queiram vivenciar conosco esses momentos tão especiais no próximo encontro.
    Abraços cheios de carinho a todos que estiveram em Nova União.
    Lua , Shirley e Otávio"

    ResponderExcluir
  2. Caros Lua, Shirley e Otávio,

    Penso que posso falar em nome de todos os Encontristas da EASO ao dizer muito obrigado. Vocês foram simplesmente maravilhosos: gentileza, dedicação, generosidade e competência. Saber receber é uma arte que vocês dominam com maestria. Ter amigos assim é um privilégio.
    Lulu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Nem sempre quando a satisfação está presente e o prazer revelado em todas as coisas e criaturas, nossas palavras conseguem traduzir o sentimento do mais profundo agradecimento pelo muito que recebemos". Querida Shyrlei, prezado companheiro Walter, "Lua" para nós, nosso muito obrigado pela acolhida e participação.
      Tupy e Marina - Sabará 24/08 - 12h48min.

      Excluir
  3. Valeu Lulu ! Endosso cada palavra que voce disse. Abraços - Benone

    ResponderExcluir
  4. Raimundo Nonato da Costa20 de setembro de 2012 às 21:43

    Caros Amigos,

    Confesso que, não sou muito de me emocionar mas vou considerar meus quase 70 anos,me surpreendi muitas vezes neste encontro, muito emocionado e com a voz embargada, me obrigando a sair de perto das senas que presenciava.Devo citar algumas destas senas:- Ao encontrar-me pessoalmente com o Seoldo, depois de 49 anos ou 50 talvez, pensei em abraçá-lo e dizer alguma brincadeiras, mas ficou só no abraço e engolir algumas palavras.
    -Presenciando o encontro do José Maria, com o Olímpio e com o José Geraldo, valeu assistir a identificação dos colegas ex-seminaristas,não eram só ex-seminaristas, foi o encontro dos ex-alunos com o professor, foi uma confusão, muito emocionante para mim e por isso me afastei.
    - Na ida para Caraça, eu e a Naza fomos de carona, no carro do José Geraldo, juntamente com o Olímpio e ao conversarmos durante a viagem ouvi vários relatos e depoimentos, tanto do J. Geraldo como do Olímpio foi muito interessante ouvir e saber como esses nossos colegas vivenciam e consideram estes nossos encontros. Foi uma viagem muito gostosa, me deliciei com os comentários de ambos sobre os nossos encontros,com palavras simples, honestas e singelas que saiam verdadeiramente de seus corações, com uma elucidação muito bonita dita pelo J. Geraldo, que na dúvida se iria ou não ao encontro por temer não encontrar os colegas de sua época e ver muita gente desconhecida não saberia como se comportar, mas o legal foi que não se sentiu como imaginara porque todos se comportavam como colegas, sem distinção de época. Outras coisas bonitas o J. Geraldo falou, quando de sua apresentação la em cima da Serra da Piedade. Coisas como estas, justificam plenamente a realização de nossos encontros e gratificam minha saída aqui de Belém para encontrá-los. Houveram outros lances emocionantes bem como muitos momentos prazerosos. Nos sensibilizou muito também a dedicação e a hospitalidade generosa que foi dispensada pelo nosso anfitrião para a realização de nosso encontro que diga-se de passagem foi um sucesso e por isso queremos agradecer ao nosso colega Walter Caetano, o Lua e sua simpática e generosa esposa,a Shirley. E de sobra ainda aprendi fazer queijo mineiro.
    Raimundo Nonato

    ResponderExcluir
  5. Meus amigos : Concordo com Raimundo em tudo o que ele escreveu e sentiu. Também eu fiquei algumas vêzes emocionado ao ver o reencontro de alguns colegas. Particularmente até fotografei o reencontro de Marcos Rocha com Seoldo, foi algo que me tocou. Fiquei pensando : "o que nos fez estar em Nova União ? Não era Campo Belo, nossa base. A maioria se reencontrou após mais de 50 anos em 2008 no nosso I Encontro. O que nos uniu de lá para cá ?
    Eis as questões. Particularmente fico contanto os meses para chegar setembro, quando novamente verei aqueles meninos de cabelos brancos falando dos netos e relembrando "causos" da década de 60.
    Não somos uma turma de formandos que se encontra ano após ano. Convivemos juntos, levantávamos juntos, estudávamos juntos, jogávamos bola juntos, comíamos juntos, tinhamos alegrias e tristezas juntos. Isto durante, 1, 2 3 até 7 anos. Um destes exemplos é o Santana que entrou para o Seminário em 1961 e ficou até o fechamento do mesmo em 1968.
    Neste último Encontro não posso deixar de expressar minha alegria pela participação do Seoldo e do José Maria, assim como do novato José Geraldo d´Assunção.
    Agradeço ao casal Walter e esposa pela acolhida e organização do nosso IV Encontro.
    Rafael

    ResponderExcluir
  6. Faço minhas o que Raimundo Nonato escreveu. Sem dúvida também eu fiquei emocionado em alguns momentos ao ver os colegas se abraçando ao Seoldo e ao José Maria.
    Parabéns ao Walter e esposa pela organização e atenção que dispensaram a todos.
    Fiquei contente com a participação do Seoldo, José Maria e do novato José Geraldo d`Assunção.
    Já estou contanto os meses para chegar Setembro/2014 em Campo Belo.
    Rafael

    ResponderExcluir
  7. Muito bem Raimundo ! Bom papo ! Já que voce aprendeu a fazer queijo minas, que tal, para retribuir ,nos ensinar
    a fazer o tal de PATO NO TUCUPI? Tá devendo isto aos mineiros, uai ! - Muito bonito seus comentários. Abraços - Benone

    ResponderExcluir
  8. Foi com emoção que participei do IV ENCONTRO. Assisti vários encontros dos colegas, tanto Seoldo quanto José Maria, um em particular chamou-me a atenção, pois, estava ao lado do Seoldo quando Marcos Rocha chegou ao salão no sábado à noite. Fotografei a cena e pude constatar a emoção de ambos.
    O IV Encontro foi ótimo, na minha opinião, faltou apenas uma coisa, que foi alertado pelo Marcos Rocha : faltou tempo para nos encontrarmos e contarmos os "causos" do seminário. Sim, tivemos muitas e prezeirosas atividades que culminou no CARAÇA. Valeu a pena. Walter e Shirley foram pefeitos anfitriões, nada a reclamar. Parabéns a todos que compareceram.
    Rafael.

    ResponderExcluir
  9. ENCONTRO ÓTIMO. NADA A RECLAMAR. VALEU MINHA VIAGEM. VOLTAREI SEMPRE.

    ResponderExcluir

  10. Muito oportunas as observações do Raimundo sobre o Encontro. Muito bom saber da satisfação do José Geraldo, um novato nos encontros, sobre a forma como foi recebido; e nem poderia ser diferente, independentemente do período em que estivemos no Seminário.Tambem foi uma satisfação muito grande rever o Zé Maria, nosso diplomata. Da mesma forma o Seoldo, que veio de tão longe com sua esposa, a Judith , que, com sua simplicidade nos encantou a todos, espalhando simpatia para todos os lados. Vou lançar, agora, para o Encontro de 2014, Belem !O Raimundo garante que nos coloca num hotel fazenda à beira da praia. Para quem gosta, boa pescaria. E tem uma vantagem a mais. È mais "perto" pro o Seoldo. E o mais importante: podemos, afinal, conhecer o famoso "Pato no tucupi". Quem topar, levante a mão. Abraços - Benone

    ResponderExcluir
  11. Aprovo integralmente a proposta do amigo BENONE de realizarmos o Encontro de 2014 em Belém do Pará. Proponho até que este Encontro não seja para 2014, mas sim,para 2013. O que nossos colegas acham ? Creio que temos de aproveitar o tempo que temos, ainda com saúde e disposição. Teremos um ano para frente para nos preparar. Creio que seria um Encontro inesquecível. Conheceremos as Paróquias onde os Crúzios por tantos anos trabalharam. Alías, Belém foi a porta de entrada dos nossos padres no Brasil. Vamos pensar nisto.
    Quanto ao preço, não ficaria tão caro assim, a passagem aérea, hoje, é financiada em 10 vezes, podendo até ser utilizada as milhas dos cartões de crédito. Quanto a hospedagem lá, não foge dos preços padrões dos nossos Hotéis Fazendas daqui.
    Claro que o Encontro não seria de dois dias, poderíamos programá-lo para no mínimo CINCO dias ou UMA semana.
    Quem sabe o Raimundo não faça um levantamento de custos, a preço de hoje, para sentirmos os gastos do evento! Seria :Passagem aérea (ida e volta) e as diárias do Hotel (beira rio) com alimentação incluída.
    Vamos pensar nisto ?

    ResponderExcluir
  12. Caros Colegas :
    Concordo plenamente com a proposta do Benone. Acrescento ainda : Quem sabe não poderíamos fazer o próximo Encontro em Belém ? Teremos um ano para nos preparar, financeiramente.
    Raimundo poderia, hoje, ver para nós, apenas como ilustração, quanto ficaria os preços de passagens aéreas e do Hotel (beira-mar) com refeição inclusa, por exemplo, para uma semana.
    Vamos pensar neste assunto ? Cada um pode se manisfestar.
    Abs. Rafael.

    ResponderExcluir
  13. Opa! O pessoal está ficando animado! Será o efeito da Germana? Eu também topo essa de ir para Belém. Vamos lá, Nonato, arranje um local para nós aí.
    Abraços, Santana

    ResponderExcluir
  14. E agora, Raimundão ? Te vira, meu amigo ! Queremos comer Pato no Tucupi ! Voce não vai negar fogo !
    Sem trocadilho ! Aliás, esta é uma forma de homenagear nossos grandes amigos do norte: voce e o Salles, que todo ano vêm participar dos Encontros. Abraços - Benone

    ResponderExcluir
  15. E por falar em Germana, viram a aula que o Lua deu sobre cachaça ? O homem entende tudo sobre o assunto. Graaaaande Lua ! Abaços - Benone

    ResponderExcluir
  16. Apesar de estarmos, ainda, sob o efeito da alegria causada pelo nosso encontro, recebenos, com pesar, a notícia do falecimento do Padre Clemente - Benone

    ResponderExcluir
  17. Raimundo Nonato da Costa26 de setembro de 2012 às 21:17

    Meus caríssimos amigos
    Estou gostando de ver, essa animação toda, será de verdade ou só fogo de palha? Eu não acredito muito nesse fogo, mineiro é muito moita! Até agora só três se manifestaram, vamos sentir o resto da turma, será que toparão?
    Meus prezados, será com muito prazer que faremos tudo para recebê-los aqui, em Belém, Com certeza que farei todas as pesquisas necessárias para a realização do encontro. Apoio a sugestão do Benone para que seja realizado o encontro só em 2014, porque haverá mais tempo para amadurecer a ideia , adquirir mais adeptos, discutirmos melhor uma boa programação e proporcionarmos a oportunidade de estarmos de novo com o Seoldo, que prometeu que virá novamente ao Brasil e para o encontro só em 2014.E também mais tempo para se programarem financeiramente porque com certeza para virem para cá terão que gastar um pouco mais, Principalmente com passagem de avião. No próximo encontro, que espero que seja em Campo Belo novamente, discutiremos melhor a ideia, levarei algumas sugestões e poderemos avaliar inclusive o possível número de participantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raimundo diz que há poucas adesões, então, registro a minha: topo.
      Lulu Caieira

      Excluir
  18. Onde eu escrevi hotel beira mar, na realidade quis dizer Hotel beira rio.

    ResponderExcluir
  19. Tô dentro! Podem contar comigo e com a Liana, nesta caravana rumo ao Norte. A única ressalva que faço é que, na nossa idade, a gente tem que confiar e torcer para que estejamos todos bem de saúde e de grana (tóc, tóc, tóc), mas confiando ao estilo mineiro -- isto é, com um pé na frente e outro atrás. Afinal, são quase dois anos até lá -- e muita água ainda vai rolar pelos rios Amazonas, Guamá e Maguari, que formam a bela Baía de Guajará, lá em Belém. De qualquer modo, parabéns ao Benone, pela idéia, e aos que já aderiram. Vocês são, todos, animadíssimos! E, com relação ao Nonato e aos demais colegas e amigos paraenses da EASO, tenho a certeza de que darão um show em matéria de organização e de hospitalidade. Abraços a todos. MR

    ResponderExcluir
  20. Estou mais com o Rafael ! Um ano pode ser tempo suficiente para nos programarmos financeiramente. De qualquer forma, topo as duas datas. Eu quero é comer Pato no Tucupí. Abraços - Benone

    ResponderExcluir
  21. Por contato direto, temos as seguintes adesões: Zé Geraldo (grande), Olimpio, Barata, Rafael, Benone - pelo blog: Santana, Lulu, Marcos Rocha, Liana e claro, O Salles e esposa e voce Raimundo com a Nazaré. Total : 13- nada mal, para começar. - Abraços - Benone

    ResponderExcluir
  22. Lua e Shirlye tiveram dificuldades na postagem dos comentários abaixo que publicamos agora:

    **********************************************
    Postagem 1- 21/09
    Amigos,
    Estamos com saudades do final de semana anterior.Que momentos maravilhosos vivenciamos, descobrimos que nossa família cresceu!
    Temos mais ombros para chorar nos momentos difíceis e mais abraços para partilhar nas conquistas e alegrias.
    " E mais casas para nos hospedar nas férias,kkkk.
    Quanto a receita do queijo, Nonato, você pode usar. Desde que antecipe o ROYALTY.
    Abraços,
    Lua e família

    ********************************************
    Postagem 2
    Em 22/09 foi exibido pela GNT no Diário do Olivier, um programa gravado no Divino - Frango com "Pupunha"- Palmito.
    Nosso recanto especial só recebe celebridades...Vocês e o mestre da cozinha.
    Quem quiser ver o filme acesse: www.GNT.globo.com.br
    Abraços,
    Lua e família
    ***********************************************

    Postagem 3
    Adoramos a ideia... Encontrar amigos e familiares é maravilhoso...
    Aliar a alegria do encontro a oportunidade de conhecer novos lugares é indescritível...
    Caso tenha algum problema para 2013, que seja agendado para 2014.
    Belém...nos aguarde!
    Abraços,
    Lua e família

    ResponderExcluir
  23. Amigos,
    Agradecemos as manifestações de carinho e voltamos a repetir que foi muito prazeiroso planejar,executar e principalmente recebê-los. Queremos reafirmar que a nossa casa está aberta e qualquer feriado prolongado que alguém quiser relaxar podemos programar um "festival de guizado", ou tropeiro, ou churrasco... na minha casa, no Divino. Não precisamos esperar um ano para um reencontro. Aliás tem uma turma que saiu de Nova União, dizendo que vamos encontrar no Alambique...Que ligaria...que convidaria a todos, mas não esperaria a disponibilidade de todos porque dificulta o agendamento de uma data! Ei, Seu TUPI, tô esperando!!! Nós já conversamos no setor de cortesias de entradas do Alambique! O responsável está esperando o agendamento!
    Com Carinho,
    Lua e Família

    ResponderExcluir
  24. José Geraldo d´Assunção28 de setembro de 2012 às 12:26

    Oi pessoal!
    Demorei mais cheguei, estava aprendendo a lidar com toda essa tecnologia. Valeu Lulu, a dica do vídeo.
    A todos os amigos do encontro, um abraço e obrigado pelo calor da recepção. Aos anfitriões Lua e Shyrlei, um muito obrigado especial. Vocês foram ótimos.
    Quanto ao encontro em Belém, que seja em 2013 ou 2014 para mim tá ótimo.
    Um grande abraço para todos e excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  25. Graaaaaande Lua ! Como sempre, muito gentil e atencioso com todos nós. Estamos com saudades da cachaça. Especialmente daquela tipo AA. Valeu, pela adesão à Belém. Seguuuura Raimundo que tamo chegando ! E não venha me dizer que mineiro é moita ! Abraços - Benone

    ResponderExcluir
  26. Hei pessoal: estou precisando ensinar à alguns amigos como tomar cachaça.
    Alguém gravou a aula do Lua? Minha máquina estava com a memória cheia e não documentei nossa visita na fábrica da Germana. Foi uma pena, mas quem sabe alguém
    pode me ajudar? Mande para meu e-mail, por favor, (jotageraldo@gmail.com , cc para jotageraldo@yahoo.com.br).

    Um grande abraço para todos.
    José Geraldo Assunção
    29/09/12

    ResponderExcluir
  27. Expresso minha tristeza pela morte de Padre Clemente.
    Rafael

    ResponderExcluir
  28. Vou botar mais lenha na fogueira acesa pelo Benone e turbinada pelo Rafael (rs rs rs) Minhas sugestão é que o Encontro, seja em 2013 ou em 2014, não seja realizado em setembro, mas em outubro, para que a gente possa assistir pelo menos em parte às belíssimas solenidades do Círio de Nazaré (este é um sonho antigo da minha mulher, Liana). Sei que o ponto culminante da Festa é o segundo domingo de outubro, quando mais de dois milhões de pessoas vão para as ruas acompanhar a Procissão, numa das maiores demonstrações de fé coletiva do mundo. Pelo menos é isso o que dizem todos os anos os noticiários. Pois bem, em 2.013 o feriado nacional de 12 de outubro cai num sábado e o segundo domingo é o dia 13. Já em 2014, a Festa do Círio de Nazaré deverá ser no dia 14. Para aqueles que não sabem o que este fenômeno de massas, sugiro que fiquem atentos ao noticiário que deverá estar nas TVs daqui a duas semanas. É provável que fique mais cara a hospedagem durante este período, mas penso que deve valer o sacrifício. Bem, é apenas uma sugestão, que submeto democraticamente à consideração e ao consenso da maioria. Para mim, tanto faz que seja feita a programação para 2013 ou 2014. Tô dentro em qualquer das duas alternativas. Abraços. MR - 29/9 - 12:38

    ResponderExcluir
  29. Prezados amigos:
    Nõa estava conseguindo publicar meus comentários. É duro ser analfabytico.....Lulu valeu a dica.

    Antes de mais nada queremos agradecer ao Lua e à Shirley a comovente hospitalidade com que nos brindaram. Simplemente inesquecível. O problema para eles é que ficamos com vontade de voltar.....
    Foi emocionante também rever a todos e matar as saudade e podem contar comigo e com a Maice para o encontro em Belém.
    Vou para lá agora em outubro para o Círio de Nazaré. Se conseguir trazer os ingredientes poderemos programar um pato no tucupi no Divino.....tudo bem, Shirley e Lua?....rsrsrsrs
    Um grande abraçoa a todos
    Maice e Max

    ResponderExcluir
  30. Oi gente!
    A casa está aberta para Pato no Tucupi ou qualquer outro prato. É só falar o dia que o coração e o sorriso serão disparados. Quanto a aula sobre cachaça, José Geraldo, ficaríamos honrados em ministrá-la. Convide e iremos!KKKKKKK
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  31. Colegas
    Concordo plenamente com Marcos Rocha. Claro que seria muito bom participarmos do Cirio de Nazare.
    Acho viavel, creio que, como disse MR, os precos dos Hoteis serias mais caros. De qualquer forma a proposta esta mantida, vamos nos manisfestar, colegas.
    Rafael

    ResponderExcluir
  32. O Lua não nega fogo, mesmo ! Topa todas !!!!!! Benone

    ResponderExcluir
  33. Hei pessoal, o Lua está convidando para um feijão tropeiro, pato no tucupi e tudo mais, num feriado prolongado ! Tô nesta ! Abraços - Benone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros Amigos,
      Primeiramente o nosso agradecimeno a espetacular acolhida do Lua e Shirley. È um casal que se completam, harmonia, criatividade, simpatia e disponibilidade, um exemplo de casal que deve ser seguido e divulgado.
      Estou ensinando a muita gente como se bebe cachaça. A todos, porém, informo que matéria é de difícil aprendizagem e que um dos elementos necessários para um bom aprendizado é o uso da cachaça germana.
      O nosso encontro foi emocionante. A princípio, não reconheci o Diplomata o José Maria, mas quando o vi sorrindo, vi que aquele sorriso era inconfundível, era o nosso José Maria, amigo de longa data que após um chute no metrô de Londres, voltou para nós.
      Outro agradabilíssimo encontro foi com o Seoldo e a Simpática Judith, que quietinha, descobriu muitas coisas do passado do Seoldo que ela desconhecia. O nosso capitão voltou.
      A proposta do Benone, é viável e estamos dentro, em 2013 ou 2014, de preferência na época do Sírio de Nazaré, como sugeriu o MR. Em Belém, dentre outras coisas, quero conhecer a Rua Pererebui, onde o Raimundo viveu. Essa rua, inexplicavelmemente, ficou gravada em minha memória.
      Abraços a todos, Alfredo e Marina.

      Excluir
  34. E aí, pessoal? Vocês viram as reportagens sobre a impressionante Festa do Círio de Nazaré no Jornal Nacional de sábado passado (dia 13) e no Fantástico, no domingo (dia 14/10)? Mais de dois milhões de pessoas nas ruas assistindo ou participando da procissão. Entrar no meio daquela multidão deve ser uma loucura, mas eu topo e quero fazer isso. Em 2014, se Deus quiser, estarei lá ajudando a puxar aquela corda gigantesca. Espero que vocês também tenham visto e se animado com a minha sugestão de transferir o VI Encontro para outubro de 2014, em Belém. Temos dois anos pela frente para nos organizarmos. Para 2013, tendo em vista que já havia sido decidido no IV Encontro realizar o 5º em Campo Belo, penso que não devemos mudar. É apenas um ponto de vista que submeto ao consenso da maioria. E, ao mesmo tempo, sugiro ao grande líder e organizador Rafael que, para se resolver esta questão da melhor data para o Encontro de Belém, seja feita uma pesquisa/consulta por e-mail a todos os easistas, perguntando também se, em princípio, estariam dispostos a ir, e, em caso positivo, se pretendem ir acompanhados da esposa ou de filhos. É só para termos uma idéia mais precisa das pré-adesões. Abraços a todos. MR - 17/10 - 11:14

    ResponderExcluir
  35. Muito boa, a idéia, Marquinho ! Vamos esperar a manifestação da Rafael; aliás, tive a oportunidade de conversar com ele, ainda ontem, sobre o assunto. Meu voto é que seja já em 2013. Aproveito a oportunidade para sugerir aos colegas que se manifestem . É uma forma de já formarmos
    juizo sobre o tema. Abraços - Benone

    ResponderExcluir