segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Nova União Sediará o IV Encontro dos Ex-Seminaristas Crúzios

Segundo Rafael


 
Foi pensando no IV Encontro que Rafael, Nonato, Eustáquio e Siovani estiveram em Nova União neste início de 2012. Mas havia um propósito na escolha de uma data coincidente com as comemorações do aniversário do Walter Caetano Pinto: eles queriam homenagear o aniversariante. Embora convidados pelo Rafael, nem todos da coordenação dos encontros e Conselheiros do Blog puderam comparecer: as férias das crianças e dos netos, as atividades profissionais de rotina dos que ainda estão no mercado de trabalho, as praias e outros passeios já programados talvez sejam algumas das razões para as ausências, mas, tenham certeza, todos os ex-seminaristas foram bem representados por esse quarteto e suas esposas.

As impressões registradas no belo texto do Siovani (vide postagem neste blog)  não deixam dúvidas quanto ao acerto na escolha do local para um inesquecível encontro de amigos e quanto à generosidade da família do Walter: são peritos em receber bem. (Parabéns, Lua! E muito obrigado!).

Rafael nos trouxe, em breve e preciso relato, sua boa impressão dos locais para passeios e hospedagem, inclusive ele demonstra sua preocupação, por justa razão, com a questão dos custos com a estadia.

Localização: a cidade de Nova União faz parte da grande Belo Horizonte e fica a aproximadamente 50 quilômetros da capital. A zona urbana está a poucos quilômetros do antigo Seminário do Caraça, no município de Santa Bárbara, e também próxima  de Catas Altas, de Caeté, onde fica a Capela da Serra da Piedade (1.751 metros de altitude),   de Barão de Cocais   todos esses municípios considerados pontos turísticos de relevância, com suas atrações históricas e suas reservas ecológicas.Tamanho: o município é pequeno, com aproximadamente 6 mil habitantes.

Rafael descreve os locais mais indicados para a hospedagem, inclusive com fotos, e nos dá uma ideia de preços relativos (entre uma pousada e outra). Sobre o local para reuniões, diz ele: "Lua nos mostrou a
Fazenda onde poderemos realizar as reuniões do IV Encontro, nela existe um enorme salão que comporta muita gente. Aliás, a festa do aniversário do Lua, no sábado à noite, foi realizada nesse salão, e havia muita, mas muita gente".

Durante o encontro a se realizar em Setembro de 2012, segundo Rafael, está prevista uma visita ao Caraça, conforme programa já alinhavado. O Caraça fica a pouco mais de 40 quilômetros de Nova União (uma viagem de aproximadamente 40 minutos).

Mais precisamente, com relação ao próximo encontro, o Rafael informa: "Fizemos uma reunião (em Nova União) visando sugerir a data e o programa para o nosso próximo encontro, ficando assim a proposta:

DATA DE REALIZAÇÃO DO ENCONTRO: 14/09/2012 (SEXTA), 15/09/2012 (SÁBADO) E 16/09/2012 (DOMINGO).

SEXTA-FEIRA: apresentação na Fazenda em Nova União às 18:00 horas. Após as apresentações de rotina, haverá um jantar de recepção, com direito a moda de viola e dança.

SÁBADO: pela manhã, visita à Fazenda (da Zona Rural), onde é fabricada a Germana. Em seguida, de ônibus, iremos para o Caraça. Lá, almoçaremos e visitaremos todas as dependências do antigo seminário do Caraça e a reserva existente em seu entorno, que tem cachoeiras e locais para nadar. No Complexo do Caraça, outras duas atrações que os conhecedores do local recomendam com entusiasmo: o célebre quadro “A Última Ceia”, do pintor barroco Manoel da Costa Ataíde, o mais importante do Ciclo do Ouro em Minas Gerais, e a Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de arquitetura singular e com vitrais maravilhosos.   Retorno ao final da tarde para Nova União, onde haverá um Jantar à noite com brincadeiras e bate-papo.

DOMINGO: visita à Serra da Piedade, de onde se tem uma vista cinematográfica de toda a região e onde há uma belíssima capelinha. Haverá uma missa para quem se interessar. Lá, almoçaremos e retornaremos, em seguida, para Nova União. Aqueles que desejarem retornar às suas casas poderão fazê-lo à tarde.

Rafael nos enviou diversas fotos com legendas, algumas já foram mostradas na crônica do Siovani e outras seguem abaixo:

Casarão no centro de Nova União

Capelinha dentro da sede da fazenda

Salão dentro da sede da fazenda

Alambique

Hotel Zeta

Pousada da Dadinha.

Nonato e Nazaré dançam na fazenda
Capela da fazenda

Loja com produtos da fazenda


Vista muito parcial de Nova União a partir da capela

6 comentários:

  1. O texto acima foi elaborado a partir de um relato enviado pelo José Rafael Cabral, coordenador dos encontros. A edição final foi revisada pelo Jornalista Marcos Rocha que é, também, ex-seminaristas da EASO e um dos editores deste blog. Marcos Rocha além de melhorar o texto em muitos aspectos nele adicionou relevantes informações sobre a região onde ocorrerá o próximo encontro. Suas inserções sobre o museu sacro do Caraça, acredito, farão aumentar o número de adesões ao IV Encontro. Espero que ele possa ajudar no detalhamento e refinamento da programação (Isso em data mais próxima do evento).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigos da EASO e, em especial, Lulu:

      Obrigado pelas referências aos pequenos acréscimos que fiz ao texto do Rafael, tão bem editado por você. Mas, de fato, terei o maior prazer em dar informações adicionais sobre o Caraça, a Serra da Piedade e as cidades históricas da região onde está a progressista Nova União, onde será o nosso Encontro de setembro. Em relação ao Caraça, especificamente, além de já ter me hospedado lá algumas vezes, visitado inúmeras outras e até fotografado (ao vivo e em cores) o famoso lobo Guará, que é (ou era) alimentado na mão por um dos padres da Congregação mantenedora do Caraça, fui testemunha ocular do incêndio que destruiu grande parte do Colégio, em 1968. Na época, eu era repórter da Manchete e fui para lá tão logo chegou a notícia do incêndio, para redigir uma reportagem para a revista. Lembro-me de ter ficado chocadíssimo com a queima de centenas, talvez milhares, de livros que faziam parte do acervo de uma das bibliotecas mais importantes que existiam em Minas. Portanto, sim, acho que posso dar informações que vão, talvez, aumentar o interesse dos nossos ex-colegas da EASO e de suas famílias, para que participem do nosso Encontro de setembro. Abraços a todos. MR - 28.1.18:33

      Excluir
  2. Cada vez que leio algo escrito pelo jornalista Marcos Rocha, com certeza aprendo e muito com ele, em todos os aspectos. Tenho impressão de que vejo bem de perto tudo que descreve com tanta precisão. O nosso autor tem um excelente poder da síntese e sabe tratar o assunto de tal maneira que conquista o interesse do leitor. Tem um estilo que se caracteriza pela leveza, fazendo que leiamos seu texto do início ao fim com igual prazer.

    Diante de tanta qualidade, seria impossível alguém deixar um texto seu pela metade. Não se trata aqui de se tecerem elogios vazios, com a finalidade de bajular o Marcos Rocha, mas trata-se sim de um pensamento sincero, fundamentado na sua produção textual.

    Ah! Quanto aos lobos guarás que se alimentavam nas mãos dos monges, não posso dizer que sou testemunha ocular deste fato interessante, mas já tive o privilégio de assistir a ele pela televisão.

    ResponderExcluir
  3. Ô camarada Edgard, vc.tá tão entrosado com isso aí e ñ me fala nada, cara. Ñ me viu lá aquela vez não? Abraço apertado. Zé Maria.

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Zé Maria Coelhão,

    Claro que vi você no primeiro encontro, só que o nosso blog começou a partir do terceiro encontro, se não me falha a memória, e neste você não apareceu. Jamais poderia esquecer um amigo do seu quilate, nossas calibrinas na cachoeira acompanhadas de miúdos de porco supermacios preparados, com carinho, por sua querida mãe.

    É impossível esquecer esta família que tanto prezamos. Aliás, algum tempo atrás, Evandro, Letícia, Lucinho, eu e cia. ltda. estivemos em São Paulo, na casa de seus familiares, mas infelizmente você estava ausente e sentimos muito sua falta. Esta visita já faz uns 20 aninhos, mais ou menos.

    Fiquei sabendo pelo Lulu que você sofreu um AVC recentemente. Fiquei abalado, mas graças a Deus já soube que está restabelecido. Estimo suas melhoras cada vez mais e é com muita saúde que queremos vê-lo no nosso convívio no próximo encontro. Tenha certeza que sua presença será muito importante para todos nós.

    Um grande abraço, um abraço verdadeiro do amigo,

    Edgard

    ResponderExcluir
  5. Aí, camarada! Agora tou alegre. Abração.

    ResponderExcluir