segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A história dos Crúzios no Brasil (por Raimundo Nonato Costa)

Eu estou enviando para você um pequeno histórico dos Crúzios no Pará, desde 1934 quando aqui chegaram até 1974. Este é um documento que me foi passado pelo Padre João Maria há algum tempo, é uma pequena reportagem feita, no Jornal O LIBERAL, na época dos festejos dos 40 anos de atuação deles no Brasil. Tentei completar o histórico até quando ficou só um Crúzio aqui, que foi o Padre João Maria, mas infelizmente não consegui, pois não deixaram nem rastro, ate a casa deles que era muito bonita já foi destruída e la na paróquia não existe nada, talvez tenha algo la na Cúria, mas ainda não fui lá. Acho que seria interessante colocarmos este Histórico no Blog que você criou, mas melhor ficaria ainda se alguém pudesse completá-lo com atuação deles em todo o Brasil, inclusive com os nomes de todos os padres que aqui atuaram. Você concorda comigo? Seria um registro e uma referência inédita.
Conto com seu interessa pela causa, e se possível peça aos colegas que colaborem para completar o histórico. OK?
Abraços.
        Nonato


Foto 72

5 comentários:

  1. Casos do tempo de seminário, histórias dos padres Crúzios ou de ex-seminaristas podem fazer do blogo um ponto de encontro virtual mais interessante. Nonato está de parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  2. Caro Luiz Alfenas (Lulu para nós, ex-seminaristas):

    Somente hoje estou tomando conhecimento do blog, que considero uma iniciativa muito bacana e oportuna. Acho até que a idéia foi minha, há dois anos atrás, durante nosso Encontro de 2008, mas não tive tempo nem condições de ajudar a implantá-la. Espero que, a partir de agora, possa dar uma colaboração maior e com mais freqüência.

    Começo sugerindo que estude um leiaute mais "clean" para o blog, pois está um pouco confuso e difícil de ser lido.

    Algumas fotos estão invisualizáveis (existe isso? rs rs rs). Talvez seja porque elas já chearam para você com baixa resolução. Por exemplo, estas enviadas pelo José Tito. No caso, sugiro que ele reescaneie as fotos com melhor resolução e você as poste novamente.

    Depois lhe enviarei outras sugestões, na medida em que tiver tempo, nesta minha vida corrida de paulistano por opção...

    Abraços a você e a todos.

    Marcos Rocha
    (Marquinhos para os contemporâneos da velha e boa Escola Apostólica Santa Odília) dos anos 50 e 60.

    ResponderExcluir
  3. Caro Marcos Rocha, as suas considerações já estão sendo incorporadas, e repito aqui na íntegra sua sugestão sobre o assunto que ficou gravada na ficha cadastral durante o encontro de 2008: "SUGIRO SEJA CRIADO UM BLOG PARA
    PUBLICAR NOTÍCIAS E OUTRAS
    INFORMAÇÕES SOBRE ESTAS GERAÇÕES
    DE EX-SEMINARISTAS CRÚZIOS, COM FOTOS
    VÍDEOS, CRÔNICAS POEISAS, ETC
    INCLUSIVE , É CLARO, DOS PADRES
    CRÚZIOS COM QUEM CONVIVEMOS NO SEMINÁRIO". Obrigado
    Luiz Alfenas (também Lulu Caieira, apelido que me deram o pessoal de Leopoldina ou Recreio).

    ResponderExcluir
  4. Olá companheiros!
    Me chamo Fernando Martins, sou de Belo Horizonte, cidade na qual tbm conheci os Crúzios, de cuja Santa Ordem ainda farei parte.

    O que me leva a manter contato com vcs hoje é pelo que vi, falta uma foto do saudoso Padre Arthur de Haan, que foi quem me batizou. Tenho ao menos 3 fotos distintas da ocasião; se quiserem posso enviar a vocês, será um prazer.

    Ademais, procurarei aqui na minha paróquia uma foto que lhes possa servir do modo melhor possível.

    fernandomartinsfm@hotmail.com

    SAUDAÇÕES!
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernando Martins!
    Teremos imensa satisfação de receber e publicar no Blog Encontros as fotos do Padre Arthur de Haan que nos enviar. Pelo visto, você está se preparando para ingressar na Ordem da Santa Cruz. Conte-nos mais sobre este seu propósito e envie-nos uma foto sua e também o nome de sua paróquia.
    Abraços,
    Santana (Editor)
    ajoseferreira@uol.com.br

    ResponderExcluir