sexta-feira, 12 de julho de 2013

Vale a pena ver de novo: Santana do Jacaré


Rio Jacaré no entorno de Santana do Jacaré. Foto, possivel-
mente,  de 1961.
Uma pesquisa para medir o interesse dos Encontristas da EASO em visitar Santana do Jacaré - MG está posta na coluna à direita. Essa pesquisa pode ser respondida pelos Easistas que pretendam ir ao V Encontro em Campo Belo. Uma boa programação para eventos dessa natureza exige que tudo seja planejado com antecedência, motivo da urgência e do tempo limitado em que a pesquisa ficará ativa no Blog, apenas 6 dias.

Aquele que quiser colocar sugestões ou mesmo, simplesmente, acrescentar uma mensagem ou opinião a respeito desse passeio e de falar de suas lembranças de Santana do Jacaré pode fazê-lo com um comentário no rodapé desta publicação.

Para os não Easistas, leitores deste Blog, cabe uma explicação que esclareça a importância de Santana do Jacaré para nosso grupo: essa cidade é parte importante da história de cada um dos ex-seminaristas da EASO, isso pode ser exemplificado pelo texto abaixo, escrito pelo ex-seminarista Antônio de Araújo Bessa, em agosto de 1959, e que já foi publicado no Repórter Crúzio e neste Blog.

Assim disse Bessa:

"Quinze dias de férias em Santana: de onze a vinte e cinco de julho. Que dias felizes! Estes foram vividos e sentidos por nós. Não desperdiçamos um só minuto. Estes nos deixaram mais novos, com mais disposição e com mais coragem para enfrentarmos as aulas e para continuarmos a caminhar nesta estrada tão longa e tão difícil, em busca do ideal, maior e o mais sublime: o sacerdócio. Mas, depois que alcançarmos esse ideal, seremos os heróis do mundo.

Só houve uma coisa que não preocupou as nossas empregadas em Santana: arranjar água para bebermos, porque não passávamos nem meia hora sem chupar laranja, e, assim, não tínhamos sêde.

Estas férias em Santana até nos deram o gosto pelo voleibol, que ainda não tinha brotado no nosso meio. Jogamos muito lá e foi o primeiro esporte que praticamos quando voltamos.

Se alguém nos perguntar quais foram os passeios de que mais gostamos, é claro que responderemos logo, e sem receio de errar: foram aqueles nas fazendas em que fomos almoçar ou jantar. Olhe bem: tomamos vinho e até conhaque nessas refeições. Só faltava pinga. Quem não gostaria? Acho que ninguém ficou tonto, graças a Deus. Isso seria muito feio. Ficou-se mais alegre; quem estava com frio ficou um pouquinho de calor, sòmente.

O povo de Santana admiradíssimo ficou conosco. Ora, tinha razão. Preste bem atenção: íamos a umas fazendas de oito até nove quilômetros de distância da cidade, para chupar laranjas. Chegando lá, chupávamos até a barriga esticar o mais que podia, e ainda cada um voltava com quase meio saco de laranjas. Pensando bem, meditando bem no assunto, somos, deveras, corajosos. O dono de uma fazenda nos reservou vinte litros de leite. Mas, ainda que cada um tomasse três ou quatro copos, não houve jeito de darmos cabo do leite. Na verdade, nossas barrigas são bem grandes mas havia muito leite; Também havia biscoito e muito. Biscoito é o que mais sobra na roça. Pode faltar tudo, mas o biscoito não falta.

Até ao cinema fomos em Santana. Mas houve um grande perigo: numa das vezes, começou o filme e olhávamos atenciosamente para a tela, quando se nota um alvoroço dentro do cinema. Foi a força elétrica que aumento e a fita pegou fogo. Na carreira em que fomos saindo do cinema, quebraram-se muitas cadeiras; uns quebraram a perna, outros saíram machucados e um seminarista fêz um "galo" na cabeça. Para quem estava fora, foi bonito o espetáculo. O povo mergulhava da porta à estrada, como quem mergulha num rio qualquer.

É de admirar: os queridos times de Santana não nos convidaram para jogar com eles. Acho que ficaram com muita vergonha no princípio do ano e tiveram mêdo de apanhar novamente. O time do seminário é o segundo "Galo" da cidade".
Fonte: Repórter Crúzio, autor: Bessa, em agosto de 1959.

24 comentários:

  1. Eu já votei a favor da visita a Santana do jacaré. Tenho excelentes lembranças desse passeio que o Bessa descreve acima, pois ocorreu no meu primeiro ano no seminário. As pessoas de Santana sempre nos acolheram bem e fizeram com que a cidade se tornasse uma extensão de nossos lares. Em 1959, na qualidade de novatos, passamos um ano inteiro sem visitar nossas casas; não fosse Santana do Jacaré, com seu inesquecível rio, dificilmente teríamos resistido a passar tanto tempo sem ver nossos pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Lulu e demais amigos(as) easistas,

      Fantástica esta sua postagem e bem bolada enquete!
      Eu, como não podia deixar de ser, votei a favor e torço para que todos também a aprovem.

      A crônica do Bessa é fenomenal! Muito sugestiva a foto, com alguns easistas desfrutando o prazer de enfrentar a correnteza do rio Jacaré, em destaque o Geraldo Lemos (quanta saudade!) e o Seoldo (sempre ele, não podia ver uma câmera! Não liga não, Seoldo, é apenas meu ciúme aflorando).

      Quanto à crônica do Bessa, que expressa toda a sua pureza de alma, me fez recordar minha infância quando via aqueles seminaristas passando pela rua e em visita às fazendas locais. Lembro-me que uma vez estiveram no sítio onde eu morava (a 3 Km de Santana, na saída para Santo Antônio do Amparo) e de lá saíram carregando muitos sacos de laranja. Não lembro se também tomaram leite.

      Talvez tenha sido a presença desses seminaristas e o exemplo do Bessa, que passava as férias na fazenda de meu avô, que me atraíram para o seminário.
      É esse o motivo da visita a Santana: proporcionar a aqueles que queiram reviver a lembrança daqueles tempos nessa hospitaleira cidade.

      No rio, infelizmente poluído, não podemos mais nadar. Todavia quem quiser ver o cinema que pegou fogo na fita, o prédio ainda está lá. Virou salão de dança. Meu pai batizou o local de “panela de pressão”. Também quem quiser ver a foto do Paulinho Ferreira (meu pai), o contador de estórias de urubu, pode ver lá na Pousada do Juca, onde existe uma espécie de museu da cidade.

      Referente ao nosso encontro anual, conversei com o Eustáquio e estávamos pensando em programar um dia para passarmos em Santana do Jacaré. Pensamos em reunir três eventos: pela manhã, uma retreta com a banda da cidade, um almoço com churrasco na Pousada do Juca, e logo após o almoço, uma manifestação folclórica com grupos de congado. Todavia havia uma dificuldade: pensávamos em fazer isso no sábado. Mas em conversa com o maestro da banda, ele me disse que para eles seria melhor no domingo, porque muitos integrantes da banda trabalham no sábado. O mesmo acontece com os congadeiros.

      Para nós encontristas, domingo é o último dia, em que fazemos a avaliação final e, nesse dia, muitos já estão se programando para retornar aos seus lares.

      Assim foi lançada a ideia da enquete, muito bem bolada pelo nosso colega Lulu, na qual esperamos que todos participem o mais rapidamente possível, para finalizarmos a programação Encontro, pois o tempo urge. O final de semana ainda não foi definido, pois depende dessa posição de todos os easistas e das agendas da banda e dos blocos de congado, todavia, acreditamos que deva ficar entre o último e penúltimo final de semana do mês de setembro.

      Um abraço a todos(as) e desculpem-me o extenso comentário.

      Santana

      Excluir
  2. Ótima ideia ir a Santana. Estou de pleno acordo. Entendo, sim, que poderemos ficar lá no domingo. Porque não ? A decisão de terminar os encontros nos domingos, que eu nunca aceite bem, foi da Comissão.
    Afinal, domingo é o dia ! Deixemos a viagem para a 2ª na parte da manhã, já que estamos, todos, aposentados. Abraços - Benone

    ResponderExcluir
  3. Dá para identificar quem são os meninos da foto do rio ? Benone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Santana já identificou os dois mais próximos da objetiva: Geraldo Lemos, o primeiro; Seoldo, o segundo. O terceiro parece o Chiquinho. Mais não sei...

      Excluir
  4. Dá para identificar quem são os meninos da foto do rio ? Benone

    ResponderExcluir
  5. Interessante ! Não me recordo do Geraldo Lemos, da Turma de 1959 ! Será que estou enganado ? Benone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Benone, você está certo. Há evidências de que o Geraldo Lemos entrou para o seminário em 1961. Dado a imprecisão da data da foto, mudei a legenda.

      Excluir
  6. Também estou estranhando o Seoldo ! Será ? Ele sempre foi magro e o menino da foto não tem nada de magro. Parece o Carraro ! Benone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Benone, eu sempre vi nesta foto o Geraldo Lemos, e, depois que o Santana descobriu o Seoldo, passei a vê-lo também nela. O que achamos que é o Seoldo está à esquerda, correndo e levantando um lençol d'água (ou seria um efeito produzido pelo tempo e a umidade do rio (rsrsrs)?).

      Excluir
  7. Lulu: com todo o respeito, continuo achando que não é o Seoldo. Que tal o próprio se manifestar ?
    Abraços - Benone

    ResponderExcluir
  8. Benone deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Vale a pena ver de novo: Santana do Jacaré":

    Lulu: com todo o respeito, continuo achando que não é o Seoldo. Que tal o próprio se manifestar ?

    ResponderExcluir
  9. Na lista das pessoas na foto; o terceiro menino é o Quadrado... o quarto, o Pigmeu, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou esperando a água abaixar (a do Rio Jacaré) para corrigir, definitivamente, a legenda da foto. O Seoldo terá que explicar esse etc que colocou acima.

      Excluir
  10. Olhando e revendo a foto em pauta, notam-se, com muita clareza, toda a alegria e satisfação dos poucos que milagrosamente (reparem a imagem de Nossa Senhora Santana na árvore a esquerda) conseguiram escapar-se dos misteriosos crocodilos que estão la atrás enchendo as "barrigas grandes". Estão mencionando que o segundo da foto sou eu -Seoldo... acontece que não me lembro de ter tido calção pintadinho!!! Ademais, nunca gostei de ser o segundo. De toda maneira, se for eu mesmo, agora posso explicar de onde vem esta Labirintite que tenho atualmente: consequência de ter nadado e brincado nas águas saudosas mas poluídas de mercúrio do Rio Jacaré. Já estou conversando com um advogado sobre o assunto.

    Quanto ao primeiro menino Easista da frente, é ele mesmo, GERALDO LEMOS!. Que descanse em paz! Era um menino cheio de energia e gostava de rir pra caramba! Estava constantemente na turma da frente e nas sombras dos maiores, sempre dando palpites nem que fossem pela metade! Era muito dinâmico na colheita de frutas... uma habilidade fantástica de subir em arvores!. Gostava de participar dos "montinhos". Ai segue um EPITÁFIO para ele como sugestão:

    Gostava do zunzum da frente
    Aprendi aqui e ali o passo certo
    Pensando sempre ser mais gente
    Não estou longe, estou por perto

    Easistas na foto: 1 - Geraldo Lemos (fotos 118, 11, 161, etc..)
    2- Seoldo ("cagado e cuspido" como dizem os alagoanos)
    3- Pigmeu - esquerda
    4- Marcinho
    5- Santana (olhando para Pe. Humberto)
    6- Raimundo Nonato (também olhando para Pe. Humberto)
    7- Pe. Humberto (contando uma piada para Santana e Raimundo).
    Abraços a todos. Acho que Benone uma vez perdeu um sapado lá naquele Rio...

    ResponderExcluir
  11. Olá Easistas!

    Vamos votar, pessoal! Parece que alguns easistas estão acessando a postagem e se esquecendo de votar na enquete acima (do lado direito e com letras vermelhas!).

    É só clicar no quadradinho que identifica sua opção (sim, concordo/ ou, não/ ou, para mim tanto faz) e dar um enter que seu voto estará registrado.

    Abraços,


    O prazo de votação está se encerrando e só temos 11 votos até agora!

    Então, votem! Não se esqueçam!

    ResponderExcluir
  12. Uai ! Esqueceram de contar o meu voto ?

    ResponderExcluir
  13. Lulu e Santana: considerando que a maioria do pessoal, infelizmente, não se liga no nosso blog, sugiro
    que a programação seja elaborada e apresentada no tempo próprio, levando em conta a ida a Santana do Jacaré, no domingo. Eventualmente, os que preferirem antecipar sua volta no domingo, claro, poderão fazê-lo, sem problemas. Na minha avaliação, a grande maioria aceitará o passeio. Abraços - Benone

    ResponderExcluir
  14. Olá amigos(as)!

    Até 5ª ou 6ª feira desta semana já teremos a resposta desta enquete sobre a ida a Santana do Jacaré.

    Está havendo uma ansiedade geral com a data do nosso encontro e não é sem razão. Afinal, setembro já está chegando.

    Combinei com o Eustáquio uma reunião da Comissão do Encontro para o dia 23/07 (terça-feira), em Campo Belo, para definirmos a data e a programação.

    O certo é que o encontro será em setembro, talvez no final da 2ª ou 3ª semana do mês.

    Assim que tivermos a data e programação, comunicaremos a todos, pelo blog e pela lista.

    Abraços,

    Santana

    ResponderExcluir
  15. Lulu, 18/07/2013 - 20:59h
    Apesar dos meus 66 anos de idade, eu me lembro da nossa visita a Santana do Jacaré,da crise de feijão daquela época, misturando-se água e farinha no feijão, inclusive do filme que fomos ver, cujo título era "Simão e Laura",das "sacadas de laranjas" apanhadas nas fazendas, da ilha no meio do rio Jacaré, onde nadávamos,inclusive dos passeios na usina velha,sendo que acredito que esta visita a Santana é uma boa sugestão. Um abraço a todos, Rosalino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Rosalino, você anda sumido do blog, é hora de voltar à cancha. abraço

      Excluir
    2. Gente sera que alguem tem alguma foto antiga do meu pai? Jose orlando coelho nasceu em 54 filho de Iracema Coelho.Como ela morreu com ele ainda crianca nao sabemos nada dela nem temos foto nem nada. Tenho tanta vontade de ver minha avó ou meu pai quando era crianca.

      Excluir
  16. Raimundo Nonato da Costa1 de junho de 2015 às 09:56

    Acredito que o único que poderia ter alguma destas fotos solicitadas, seria o nosso irmão Bessa, que foi quem mais andou por Santana , inclusive passou algumas férias., acredito, com familiares do Santana. Acho difícil que alguém do Grupo AESO, possa te-las. Abraços .

    ResponderExcluir