Foto 169 Fátima e Patric em Frente à caverna (clique na foto para ampliá-la) |
Assim que soube de nosso propósito de ir até a Irlanda e conhecedor que era do meu gosto pela música dos Beatles, o Patric tratou logo de programar um passeio até a cidade dos Beatles: Liverpool, na Inglaterra. Esperto como só ele, entrou na Net e conseguiu lá três passagens de voo de Dublin para Liverpool pela pechincha de 24 euros por pessoa, ida e volta. A Marcela não poderia ir, pois, naquele dia (18/04) já tinha compromisso agendado.
Foto 170 Fátima e Antônio José em em frente da Catedral Anglicana de Liverpool |
E, assim, no dia programado partimos os três bem cedo para Liverpool: a Fátima, minha esposa, o Patric e eu. Chegando a Liverpool, começamos nosso tour visitando a Catedral Anglicana, uma bela e portentosa igreja, construída sobre uma rocha, no Monte Saint James, num estilo tradicional de construção inglesa do início do século XX.
Foto 172 Detalhes do altar da catedral Anglicana de Liverpool |
Foto 173 Interior da Catedral Anglicana de Liverpool |
Em seguida, visitamos também a Catedral Metropolitana Cristo Rei da Igreja Católica, esta uma construção moderna em estilo das décadas de 50 e 60, encimada por uma magnífica torre em forma de coroa e localizada a uns 500 m de distância e na mesma altitude da Catedral Anglicana.
Foto 174 Antônio José e Fátima na frente da Catedral Metropolitana Cristo Rei de Liverpool |
Foto 176 Visão panorâmica do interior da Catedral Metropolitana Cristo Rei |
Exibir mapa ampliado(Santana disse: localizei o percurso percorrido por nós da Catedral Metropolitana até ao Beatles Story: descemos pela Mount Pleasant, entramos na Rodney St (onde se localiza a casa bombardeada) e saímos na Leece St. Descendo por esta, contornamos Berry St, na esquina da Igreja Saint Luke. Próximo ao portal de Chinatown, entramos na Nelson St e entramos na Greenville St. Aí foi que erramos e acabamos voltando pela Kent St, descemos pela Duke St, atingido Hanover St, Canning PI e atravessando Strand St, em direção à Hartley Quay, viramos à esquerda passando ao lado de Salthouse dock, depois contornando à direita, na Gower St, chegamos no Beatles Story.
).
Foto 177 Casa bombardeada |
Foto 178 Igreja de St Luke |
No caminho para o museu, passamos por duas construções atingidas por bombas nos históricos bombardeios aéreos da 2ª Guerra, promovidos pelo Reich sobre a Inglaterra, por meio das temidas bombas voadoras V2, que tanto estrago fizeram, notadamente em Liverpool. Visitamos e fotografamos uma casa e uma igreja atingidas pelas bombas, que foram preservadas da forma como ficaram danificadas, para a reflexão das pessoas. (Foto 178: a igreja de 1831 bombardeada em 1941 e que agora se transformou em lugar público, com belos jardins e locais para descanso e tranquilidade)
Passamos também por uma área, compreendendo algumas ruas, em que predominavam construções, lojas e restaurantes chineses, bairro também conhecido como Chinatown.
Foto 179 Patric em frente ao pórtico de Chinatown |
Foto 180 Chinatown de Liverpool, Inglaterra. |
À esquerda, o belo pórtico de Chinatown (estima-se que haja 10 mil chineses em Liverpool e seus arredores)
Foto 181 Antônio José Ferreira e Maria Fátima S. Ferreira at The Beatles story Exibicion. |
Enfim, chegamos a Albert Dock, que é um centro comercial próximo à área portuária de Liverpool, que se constitui na mais popular atração turística da cidade, compreendendo restaurantes, bares, boates e tours. Em Albert Dock, está situada a The Beatles Story Exhibition ou Museu da História dos Beatles. O museu foi instalado no subsolo do prédio, que imita em detalhes o The Cavern Club, ou a Caverna que era o local onde os quatro famosos roqueiros realizaram suas primeiras apresentações como banda musical. Anteriormente, a caverna era um conjunto de armazéns vazios que foram utilizados como abrigos antiaéreos por ocasião da segunda guerra mundial. Em 1957, Alan Sytner, um jovem admirador de jazz comprou a caverna e a transformou num local de apresentações musicais.
Foto 184 'representação dos Beatles em estúdio de gravação de discos' |
Foto 185 The Cavern (The carvern-12) |
Foto 186 Percorrendo a caverna |
A Caverna instalada no prédio da Albert Dock parece mesmo uma caverna, onde se entra pelo subsolo e segue-se por galerias, onde foram posicionadas passagens que contam a história da formação da banda, desde o encontro inicial de John Lennon com Paul MacCartiney. Este, depois, apresentou a John seu amigo, o formidável guitarrista e cantor, George Harrison, formando um trio que, posteriormente, agregou o baterista Ringo Starr, tornando-se, então, o quarteto musical mais famoso de todas as épocas. Abrindo um parêntese, lembro-me bem que, em nossa época de seminário, quem já gostava mesmo prá valer deste quarteto era o saudoso colega Marco Aurélio, o Rato.
Foto 187 Tributo a John Lennom |
Foto 189 Volante do lado errado (pelo menos para nós) |
Foto 188 - Em grande estilo |
Encerrado o nosso tour pela Caverna, saímos passeando pela cidade a procura de novos hits e acabamos parando em um grande shopping, onde o Patric descobriu para nós uma loja de outlets, onde compramos roupas esportivas, tênis e até uma mala, por preços realmente vantajosos como em nenhum outro lugar dos que passamos na Europa. Os preços eram tão convidativos e os produtos tão bons que lá permanecemos até percebermos que já estava quase na hora de pegarmos o ônibus de volta para o aeroporto e de lá, embarcar no avião para a Irlanda, deixando ainda muitos pontos turísticos de Liverpool para serem visitados talvez em uma próxima oportunidade.
Exercício de curiosidade: no mapa em que mostra o roteiro feito a pé pelos protagonistas, faça o seguinte: clique em exibir mapa ampliado (letras azuis); o internet Explorer abrirá o mapa ampliado; coloque o cursor sobre o canto direito do novo mapa ampliado, do lado esquerdo aparecerá uma caixinha de diálogo com opções de seleção: Trânsito, fotos , etc; clique em fotos para ver os principais edifícios e atrativos turísticos da região.
ResponderExcluirEmbora eu seja apenas um intruso neste grupo de ex-seminaristas, acho que esta troca de experiência seja muito benéfica para todos.
Realmente essa viagem foi inesquecível para vcs Papai e Mamãe que tanto admiram as belezas da Holanda e das historias do Beatles... Adorei o artigo!!!Assim pude saber com mais detalhes, ja que a distancia não nos permite... Um gde beijo saudades!!!
ResponderExcluir