terça-feira, 27 de setembro de 2011

Relatório do III Encontro


O local era belo, e nós fizemos a festa
 Oi turma.
Saúde e Paz para todos!

São cinco horas e quatro minutos desta manha de 19 de setembro. Aqui em Sabará está um clima muito ameno, nem muito frio nem muito quente. Quentes mesmo estão minha mente e o meu coração dado as emoções referentes ao III ENCONTRO, realizado nos dias 16 a 17 deste mês, conforme estabelecido no II ENCONTRO e realizado no Hotel Fazenda “Álamo” em Candeias, cidade próxima  de  Campo Belo.

O local foi excelente. A estrutura física não podia ser melhor. A Equipe de Programação do Evento está de parabéns.

Na sexta feira (16), às 18h00m nos encontramos no Colégio “Dom Cabral” (Vide lista de presença com algumas fotos). Fomos recebidos pelo Eustáquio, pelo Padre Haroldo e pelo Padre Elione e demais membros da Coordenação do Encontro. A euforia foi contagiante. Abraços. Conversas. Bate-papos saudosos. Visita às antigas e novas instalações do Colégio. Às 20h00m já estávamos no Hotel onde participamos de um faustuoso  jantar, em um local destinado só e somente para nós. Uma deferência especial da Casa.

Na oportunidade, nosso Coordenador Geral, o prezado José Rafael Cabral, sugeriu que quem assim o desejasse dissesse “porque veio, quando e porque deixou o Seminário. Depoimentos maravilhosos e emocionantes foram feitos. As figuras dos padres formadores da época foram lembradas. Não se sentiu mágoas nem decepções pelo tratamento recebido, pelo contrário tudo serviu para solidificação do caráter de cada um. Ninguém queria sair do salão de refeições. E não era por estar só comendo e bebendo, outrossim por estarmos alegremente nos confraternizando e colocando as “fofocas” em dia. Churrasco e tudo o que havia de bom e saboroso no fogão à lenha bem como refrigerante e água mineral incluídos no pacote. Outro tipo de bebida, com pagamento à parte. Todavia, não deixou de “rolar”a famosa pinga do José Tito  e a já conhecida do Baliza.

Padre Haroldo e Padre Júlio, presentes nessa noite, manifestaram sua satisfação pelo convite. Reafirmaram que o Colégio “Dom Cabral” e suas dependências estão sempre abertas para receber os Encontristas. Padre Haroldo destacou a presença  dos Padres Crúzios europeus (entenda-se holandeses). Missionários com cultura própria e quase única dentro de uma terra permeada de culturas e raças diferentes e língua “difícil” de ser entendida. Mas tenham a certeza de que todos tentaram fazer o melhor nesta terra de missão, chamada Brasil. Agradeceu também pela consideração e apreço que todos demonstraram pelos Padres Crúzios que atuaram em Campo Belo e, em particular, na Escola Apostólica “Santa Odília”.

Padre Júlio, recentemente ordenado sacerdote e membro da Ordem da Santa Cruz, seguiu a mesma linha de pensamento do Padre Haroldo, destacando, porém, as dificuldades vividas pela Congregação mas, se sente muito confiante no crescimento da Ordem da Santa Cruz no Brasil a partir do local onde todos nós estivemos, Campo Belo. Pediu-nos muitas orações e, se possível, contribuições de todas as espécies para manter o acervo e o trabalho missionário.

Visita à Vila Vicente, Campo Belo - MG (Set/2011)
Sábado (17), café da manhã. Visita à Vila Vicentina e “tour” por Campo Belo, com passagem pelo campo do Sparta (Link para foto). Almoço regado com a tão falada, e, para alguns, desconhecida pinga trazida pelo Walter Caetano, nosso Lua. Gente, se faltou alguma coisa, pode ter certeza, pinga, não foi. Como ninguém é de ferro, houve tempo livre para repouso ou para conhecer as dependências do Hotel. O próximo compromisso estava marcado para as 16:30 h  lá no Colégio “Dom Cabral”, onde seríamos homenageados com uma apresentação da Fanfarra. Foi lindo.

Nesse intervalo do almoço à ida ao Colégio, a equipe de coordenação e editoração do “Encontro” reuniu-se para rever, analisar e, se necessário fazer alguma alteração no regimento. Isso foi feito. As alterações foram mínimas.

Às 20h00m já estávamos “comendo” de novo. Foi o jantar de despedida. Muito animado e recheado de longos comentários sobre a participação de todos. Um pouco mais tarde, fomos para um salão à parte.

Lá foi lido e aprovado o Regimento do Blog. Foi também aprovada a nova composição do Conselho Editorial do Blog que passa a ter a seguinte formação: Antônio José Ferreira (Editor); Edgard Miranda Alfenas; João Moreira de Oliveira;José Rafael Cabral; José Tito Gonçalves; Luiz Henriques Alfenas (Editor);Marcos Antônio Rocha (Editor); TupiPedro P.Amorim da Silva; Siovani Rodrigues Moreira . Marcos Rocha leu mensagem do Seoldo. Organizou-se uma lista para as próximas entrevistas do Blog a partir do consenso dos presentes.  Discutiu-se também sobre o local onde será realizado o próximo Encontro. Após algumas considerações ponderou-se que o mais importante de tudo isso é o fato de nós, ex-seminaristas, mantermos nossa amizade, nos mantermos unidos e podermos estar presentes nos encontros em companhia de nossas esposas, nossos filhos, netos e pessoas ligadas à nossa vida. O local, apesar do “saudosismo”, necessariamente, não precisa ser em Campo Belo. Assim os presentes concordaram deixar a programação a critério da Comissão organizadora. Esta, por sua vez aceitou a incumbência, mas pediu sugestões. Algumas foram colocadas. Após prós e contras, a proposta aceita por unanimidade foi Belo Horizonte/Caeté. Aplausos e trabalho para a Coordenação dos Encontros.

Janjão (João Moreira de
Oliveira, turma de 1954)
Em seguida passamos para uma descontração geral onde cada um poderia falar, cantar, representar, contar piadas e fatos relativos à sua vida dentro e fora do seminário. Foi divertido. Houve também sorteio de brindes ofertados pelo Raimundo Nonato de Nazaré de Belém do Pará, pelo Lua e pelo Baliza. Interessante que, o felizardo ou felizarda, teriam que “pagar prenda”. Foi muito engraçado, diveritido alegre e descontraído. Registraram-se, na ocasião, duas surpresas agradáveis: a primeira ficou por conta do excelente desempenho das esposas no “pagamento das prendas”, brindando-nos com excelentes recitações de poesias, cantos e estórias contadas. A outra surpresa foi um reflexo da primeira. Emocionado com essas performances femininas, o Janjão, de forma inusitada e desprendida, liberou sua cobiçada prenda, uma valiosa garrafa de Germana oferecida pelo Lua, para um novo sorteio, desta vez, somente para as esposas presentes. A ganhadora, esposa do Alfredo, chamou-nos para uma oportuna oração.  

Foi colocado que, para o próximo Encontro cada um de nós leve uma lembrança de sua cidade para as “prendas” e já leve preparada uma poesia, um número musical ou algo assim, para ser apresentado no plenário

Já lá pelas 24h30min. encerramos o III Encontro. Agradecemos a Deus por nossa presença. Lembramos e rezamos pelos que não puderam comparecer. Rezamos também especialmente pelos colegas que passam por qualquer tipo de dificuldades e em particular pelos nossos colegas José Engrácio de Sousa  e Francisco Salles (o Chicão) hospitalizados. O PAI NOSSO foi nossa oração fraterna e de mãos dadas.

Já no dia 18 (domingo), tomamos o café da manhã e cada um tomou seu caminho de volta, prometendo convocar mais um e voltar no próximo ano trazendo-o.

É O QUE TEMOS A RELATAR   (sujeitos a acréscimo, alterações, modificações, sem “ávidos prévios”, o importante é que se torne conhecido, o mais breve possível por todos os ENCONTRISTAS.



                                                                          Tupy

Um comentário:

  1. Olá queridos! Fiquei super triste em não poder estar presente no encontro, junto ao meu pai Walter (Lua) como no ano anterior! Mas recebi a notícia pelo pai que ano que vem estarão aqui conosco em BH/Nova União/Caeté! Tenham a certeza da minha participação e contribuição! Adorei ler o relato do Tupy e digo-lhe que admiro muito esta amizade! Grande abraço a todos e não deixem de postar as fotos depois! Grazielle

    ResponderExcluir