sábado, 20 de agosto de 2011

Ajuda na utilização da lista de ex-seminaristas


1. Construção da lista


A lista de ex-seminaristas da EASO está permanentemente sendo construída, sob a coordenação de Raimundo Nonato Costa,  a partir da participação dos membros e seguidores do Blog, ou seja, é feita pelos ex-seminaristas e seus familiares e, algumas vezes, conta com a colaboração de ex-alunos do Colégio Dom Cabral que partilharam espaços, professores  e o ensino, de nível muito elevado, daquele colégio.

Como colaborar na construção da lista

Enviando:  fotos inéditas; complementos para nomes incompletos; e nomes para aqueles sobre os quais só conhecemos os apelidos. O encaminhamento  pode ser  para o Blog, e-mail: blogdosencontros@gmail.com   As colaborações podem,  também, ser postadas como  comentários desta lista.


2 Utilização da lista

A lista tem o formato de uma planilha com linhas e colunas. A interseção de uma linha com uma coluna é chamada de célula. A principio, todas as suas células, quando preenchidas, tornam-se links para fotos, entrevistas e crônicas postadas a partir do Jornalzinho O REPÓRTER CRÚZIO. O nome torna-se link para a biografia resumida do ex-seminarista caso esse a tenha enviado ao blog.
As colunas da direita foram reservadas para a adição progressiva de uma linha do tempo que tende a crescer e ter mais conteúdo à medida que aparecerem novas fotos. Cada ano ou foto de turma deve ocupar uma posição na linha do tempo (de 1953 a 1968).



A partir da segunda linha até a antepenúltima, a planilha apresenta, para cada ex-seminarista, a linha do tempo que é composta de fotos sendo que cada uma apresenta em destaque o ex-seminarista daquela linha. Para facilitar a pesquisa, quando houver a presença de uma foto individual para um ex-seminarista, a célula será preenchida com a repetição do ano da primeira linha.
Por exemplo, se você deseja acompanhar as fotos anuais em que apareçam o Bessa, você deverá localizar a linha com o nome dele (Antônio Araújo Bessa) e clicar em cada ano que estiver preenchido  para ver a foto dele naquele ano. Se você clicar no ano 1961, aparecerá a seguinte foto:


 





Entrevistas, crônicas e artigos

As entrevistas, crônicas e artigos estão, respectivamente, na quarta, quinta e sexta coluna. Por exemplo, caso você queira ler as crônicas escritas pelo Bessa, que sempre retratam aspectos interessantes da história do seminário, basta localizar o nome do Bessa e clicar, nessa linha, em "Crônicas". Como o Bessa escreveu três delas, o Blog abrirá as três na sequência de datas em que foram postadas (na primeira página você poderá ler a crônica que ele publicou no mês em Março de 1960 e que se refere à vida no seminário no período de Janeiro a Fevereiro de 1960. Para ver as outras duas crônicas dele, que já estarão abertas, basta ir descendo em seu monitor.)


A primeira linha da planilha


A primeira linha da planilha ou cabeçalho identifica o conteúdo de cada coluna. Nas colunas da linha do tempo, o ano especificado serve como link para a foto da turma daquele ano, no caso de haver mais de uma foto para o mesmo ano, elas poderão ser agrupadas ou mostradas em duas colunas. Ao clicar na célula da primeira linha, quando ela for um link, você acessará a foto de todo o grupo, nesse caso, sem identificação individualizada do ex-seminarista.

A última linha da planilha - os créditos




A última linha é dedicada aos créditos, ou seja, remete-nos para as colaborações. Sempre que estiver preenchida, a célula dessa linha funcionará como link para os créditos (um agradecimento coletivo aos colaboradores).

Nenhum comentário:

Postar um comentário