segunda-feira, 7 de março de 2011

Aniversário de Campo Belo (Ipsis litteris)


CAMPO BELO CM F Sf.
No dia 28 de setembro comemorou-se mais um aniversário de fundação da nossa próspera cidade de Campo Belo.
Na madrugada dêsse dia, enquanto todos ainda dormiam e a lua caminhava pálida e serena para o ocidente, alguns tiros de festim arrancaram do sono em que jazia a população campobelense.
Logo a seguir houve uma alvorada, que se prolongou até que o sol despontasse oferecida à cidade pela garbosa banda do nosso colégio Dom Cabral.
À Proporção que o tocar das cornetas e o rufar dos tambores iam espalhado no ar, um enorme clarão começa a aparecer no oriente e poucas horas depois a cidade se desperta com a natureza.
O Sol, de uma esfericidade incalculável surge do fundo do horizonte, erguendo-se por trás das montanhas que circundam a cidade, avermelhado cubaciado, em tudo se assemelhando a um diamante que aos poucos vai surgindo do meio de um lamaçal infinito. É que nêsse dia o ambiente amanhecera mascarado por uma espécie de bruma seca que fizera com que a paisagem perdesse o seu contorno exato e regular.
Raríssimos eram os raios do sol que, conseguindo romper a neblina vinham ajudar-nos a festejar com mais pompa a cidade aniversariante.
No entanto êsse aspecto desagradável com que a natureza assistia a festança não veio manchar o esplendor da cidade homenageada.
Quando o sol ultrapassava em altura os picos mais elevados dos montes, foram iniciadas as solenidades dêste dia no palanque armado no centro da praça principal da cidade e ladeado pelas bandeiras da Nação e do Estado hasteadas nessa mesma hora. A estas assistiram as principais autoridades civis e eclesiásticas locais e de outros municípios vizinhos. Durante estas foi com eloquência pronunciado um discurso pelo prefeito Lycério Miguel dêsse município, e executado com sonoridade angélica o Hino a Campo Belo pela Lira Santa Cecília desta cidade. Logo após sucederam-se os desfiles dos grupos e colégios do município e dos carros alegóricos que percorreram em marcha as ruas principais da cidade.
Havia um troféu oferecido pelo Banco da Lavoura ao colégio ou grupo que melhor desfilasse e que tivesse melhor banda. Êste foi ganho pelas alunas do colégio São José, que souberam inspirar uma forte simpatia na banca julgadora.
Terminados os desfiles, cessaram também os festejos que se  reiniciaram à tarde com uma partida de futebol oferecida aos desportistas de Campo Belo pelo forte esquadrão do Comercial local, time que aniversaria nêsse mesmo dia.
À noite continuou a festa com um baile no Clube dêsse mesmo time e em outros salões de dança da cidade.
Francisco Sales Paula
2ª. série



Nenhum comentário:

Postar um comentário