Pelo Easista Seoldo (Geraldo H. S. Rodrigues)
24 de janeiro de 2018
Exatamente há um mês atrás, na Véspera
do Natal de 2017, nosso colega Edgard Alfenas atravessou para o outro lado do
caminho, depois de um prolongado período de tempo lutando contra uma forma de câncer
teimoso. Edgard agora “está vivendo no mundo do Criador, enquanto ainda estamos
vivendo no mundo das Criaturas”... 'COM RESPEITO' eram sempre suas últimas duas
palavras quando me mandava um email.
Não é fácil 'perder' uma pessoa
conhecida, um parente, e, sobretudo, um amigo!!! Mas assim manda a natureza...
assim é/está programado... seremos transformados... é o CICLO... é a
RECICLAGEM... “Neste mundo nada se
perde, tudo se transforma” como aprendemos há bastante tempo atrás no Colégio
Dom Cabral, em Campo Belo, na aula de física. Parte da gente ficará por aqui em
forma de energia...
O EASISTA Edgard continuará nos genes
de sua prole/descendência... na mente de seus colegas/amigos/parentes... e no
coração de todos... Ele agora se juntou ao grupo onde estão o Bessa, o Carraro,
o Marcos Rocha, o Zé Engrácio, o Renato Fidélis, o Renato Botelho e outros
EASISTAS que o precederam. Que continuem estudando/rezando/brincando e
cantando:
Oh, Chico Marieh! Oh, Chico Mariah! Essa gente linguaruda não
me deixa sossegá. Tudo sob os olhares dos Padres Marino, Clemente, Lucas,
Humberto, Cornélio, Agostinho, Justino...
Sugestão para o EPITÁFIO de
Edgard Alfenas:
COM ESPERANÇA VIVI NESTE MUNDO
FÉ EM CRISTO E EM NOSSA SENHORA
AJUDEI, REZEI PENSANDO PROFUNDO
SOU O QUE SOU...NUNCA VOU EMBORA.
Que bela homenagem fez ao meu querido papai! Tenho certeza que ele ficaria muito feliz e honroso com tão belas palavras.
ResponderExcluirMuito obrigada!
Um grande abraço!
Nadja Alfenas
É triste demais ter que ficar sem ele, meu concunhado que tanto admirava e que aprendi a amar, mas desejo reencontrá-lo naquele grande dia quando Jesus reunir seus amados fiéis. Que Deus possa consolar a todos nós.
ResponderExcluirLindas palavras. Saudades.
ResponderExcluirFoi no dia 25 de dezembro de 2017 quando o caixão foi aberto para a última despedida e logo fechado para a consumação do adeus, a banda de congado, já dentro do cemitério, repetiu o estribilho: ele está indo, ele está indo, ele está indo... naquele momento a realidade da morte abateu-se sobre minha alma e meu corpo: meus ossos doeram, meus músculos retesaram-se, meus olhos minaram toda a tristeza que o olhar guardara o dia todo.
ResponderExcluirPerder um irmão é muito triste e quando o caçula, muito pior.
Não é apenas a saudade. Essa despedida, para sempre, é angustiante. Nada mais poderá ser dito, nada mais será ouvido. Ideias trocadas, nunca mais. Só na eternidade do universo, onde não há mais tempo, alguma coisa ainda se torna possível pela fé ou pela especulação.
A morte é uma dor muito grande para quem fica e não é nada para quem foi.
Edgard não a temia e enfrentou com coragem as dores que a anunciavam cada dia com mais intensidade. Algumas vezes eu choro por ele ser aínda novo para uma viagem tão definitiva. Outras vezes choro por mim mesmo, a perda do irmão, do maior amigo, do companheiro de infância, do parceiro de viagens tão alegres, da felicidade compartilhada. Choro as vezes por não ter me despedido melhor. Eu acreditava que ele ficaria mais algum tempo. Há coisas que precisavam ser ditas, mas agora é tarde. Agora posso entender porque algumas famílias querem tanto conversar com seus parentes mortos. Há sempre uma carência: nem todo o pensado foi dito, nem todo o dito foi pensado. Há momentos em que se sofre mais pelo não dito, pelo pouco explicado, pelo que não foi retocado. Fica uma sensação de injustiça por um irmão mais novo ter que partir primeiro, quase um remorso. A morte, talvez, faça com que os vivos se tornem melhores. Conforta-me a certeza de que conseguimos ter uma grande afinidade na liberdade do livre pensar e conseguimos superar, em profundidade, a pouca afinidade no conteúdo da crença. Alegra-me não termos reduzido Deus um conceito único, tínhamos para o mesmo Deus significados diferentes e subjetivos, e apesar de ele ter muita convicção religiosa soube respeitar as minhas poucas convicções e meu Deus imanente.
Lulu
Caro amigo,
Excluiro amor, a dor e a saudade irradiados no seu texto reafirmam a demonstração de amizade e carinho que os dois irmãos sempre nos mostraram nos momentos que compartilhamos. Eu tive a felicidade de partilhar muitas alegrias junto às duas famílias irmãs e foram momentos que sempre ficarão marcados nas minhas recordações, e, naquele dia trágico, também estava junto engolindo a dor pelo amigo que aprendi tanto a gostar. Tem razão, muitas conversas ficaram presas... Muitos momentos de boa companhia ficaram a acontecer... e quem sabe ainda acontecerão. Ao meu caríssimo Edgard, desejo que todas as suas esperanças estejam plenamente atingidas, e a você, que as lembranças boas superem a dor.
Siovani
Que linda mensagem tio Lulu.
ResponderExcluirMuito emocionante.
Eu olhei para o senhor naquele instante..na despedida no cemitério..
Pude ver a dor que estava sentindo naquele momento.
Saiba que, onde papai estiver ele saberá o que deixou de ser dito.
Como ele dizia.."mesmo atravessando as linhas do imaginário" ele estará sempre presente entre nós de alguma forma.
E ele sempre soube e sentiu esse grande amor que sente por ele.
Tenho certeza que era muito recíproco..
O único presente de aniversário que ele usou ,foi o que o senhor deu,a calça de moletom.
Ele ficou tão feliz...que não a tirou mais.
Esse amor, tão verdadeiro e puro,será para sempre eternizado.
Pode ter a certeza disso!
Primeiro lugar, quero parabenizar quem fez esse blog, pq ele merece essa homenagem.
ResponderExcluirA vida é feita de surpresa e tive muitas coisas boas que o Edgard me proporcionou a primeira realizei meu sonho ainda na adolescência de trabalhar em um escritório, ele me deu essa chance anos depois se tornou meu cunhado tb meu patrão e por fim meu compadre, um amigo e conselheiro que me ajudou nos momentos mais difíceis da minha vida e pude compartilhar muitos momentos bons.
Não somos eternos, mas ele deixou um legado de bondade que se perpetuará entre nós.
Minha vida inteira senti falta da presença do meu pai( pois o mesmo não me procurava muito bem)... Aquela falta de uma figura paterna...aí Deus me enviou vários pais... É um deles era vc Edgard Alfenas...
ResponderExcluirO conheci com 13 anos gracas a minha amizade com minha linda amiga Tatiane Luchezi Alfenas de Assis...vc é minha querida Catia Alfenas me acolheram com tanto amor e carinho que me fizeram me sentir parte da família.
Ontem perdi vc, uma pessoa humilde, alegre, caridoso, e acima de tudo...de um coração enorme que não cabia no peito...
Agora vc está junto com Deus...agora todas as dores passaram...
É aqui iremos seguir...com muita saudades...
Meu querido pai emprestado ( como vc dizia..)sei que Deus fez o melhor pra vc é sei tbm que daí de cima vc estara olhando por todos nós!!!
Linda homenagem! Meu tio era muito querido! Merece todas as homenagens do mundo! Ficará eternamente em nossos corações! 😍💓💝 Edgard Alfenas, lindo Ser de Luz!🕊️🌟
ResponderExcluirMeu tio Edgard merece todas as homenagens do mundo, pois foi um cara correto,de bem! Parabéns aos administradores do blog que souberam, de uma forma linda, homenagear este grande homem! Guardo do meu tio seus conselhos e ensinamentos! Lembranças daquele cara que sempre falava que eu queria ser quando crescesse! Estará para sempre em meu coração! Nosso lindo Ser de luz!
ResponderExcluirÉ estranho escrever aqui, é mais estranho ainda saber que ele não vai responder. Mas sei que em algum lugar ele está lendo, feliz, muito feliz com tantas coisas belas escritas.
ResponderExcluirEu fiquei tão emocionada que me custou encontrar palavras que pudessem expressar todo meu sentimento por ele (meu pai) e todo sentimento lendo o que está aqui.
Tais palavras me renovam, fazendo encontrar forças para contiuar, mesmo num momento tão dificil.
Meu pai que sempre foi a razão da minha existência, mesmo após sua passagem para o mundo espiritual,continua sendo.
Uma pessoa que não ofendia ninguém,não desejava nem falava mal de ninguém. Um homem que sempre foi um exemplo de pai, marido e ser humano; enquanto pôde lutou, como lutou !!!
Todos sabemos que um dia partiremos dessa vida, mas é difícil acostumar com essa ideia e hoje estou sentindo uma dor tão grande, que pra sempre ficará marcada em minha vida.
Papai partiu para amizade de Deus, não tenho a menor dúvida.