Pelo editor
Aconteceu, no dia 8 de dezembro de 2021, o almoço de confraternização dos EASISTAS da grande BH, no Restaurante Trem Mineiro, e o trem foi bão demais da conta! A ocasião serviu para marcar, com abraços, petiscos e boa música, a mudança de endereço do casal EASISTA Rose e Siovani que estão de malas prontas com destino a São João Del Rei. Conforme se vê na foto acima, estavam presentes, da esquerda para a direita: Maria Vale e Edmundo, Maria José e Lulu, Marina e Tupi, Cibele e Tião Coelho, Dorinha e Caio, Rose e Siovani , e o Lua. Registre-se a presença extra foto de Grazi e Otávio (O Lua Nova) respectivamente filha e filho do Lua..
Tupy e Marina, os diligentes, cuidaram dos convites,
por telefone e WhatsApp. A presença de quase -todos os convidados reflete a
amizade que se formou entre os familiares dos ex-seminaristas da Escola Apostólica Santa Odília - EASO. Chato foi a ausência do
Rosalino que nunca falta nessas ocasiões, mas ele fez questão de justificar
com antecedência: na véspera do dia 8 iria passar por uma cirurgia de catarata.
Com música ao vivo, regada com a famosa cachaça
Germana (leia-se Lua, para quem estudou em Campo Belo, e, Walter Caetano Pinto para quem o vê
como empresário). Ali ao redor da branquinha e de petiscos com sabor de roça
mineira só havia alegrias, destas que os olhos não escondem e fazem o coração
palpitar. Os meninos dos anos 60, reencarnados em marmanjos, cujos cabelos
brancos em uns e as carecas em outros, provam que o tempo não para, mas as
recordações da adolescência e da amizade daqueles anos são um verdadeiro
bálsamo que lhes perfuma a alma e tornam-nos melhores.
Um momento de descontração maior ocorreu quando o cantor Robertinho, atendendo ao pedido do Lua que ali manda mais do que seu irmão Ademir, o proprietário, veio à mesa e nos brindou com belas canções sertanejas dentre elas as clássicas Chalana e Chico Mineiro.
Outro momento, que marcou bem este almoço, ocorreu pela gentileza da Grazi que ofereceu para sorteio entre os presentes um livro de própria autoria. Tupy, em iniciativa aplaudida por todos, achou que o livro ao invés de ser sorteado fosse oferecido pelo grupo ao casal que estava de mudança, Rose e Siovani. Assim, devidamente rubricado, o presente de Grazi serviu bem para a justa homenagem ao casal.
Capa do livro da Grazi. |
A rubrica dos presentes |
Nota do editor: copiamos uma mensagem enviada pela Grazi para os espaços que se abrem para comentários, com isso espero que outros, seguindo o exemplo dela, possam colocar aqui suas impressões.
Foi uma imensa alegria reencontrar essa turma de pessoas tão especiais conectadas por um propósito singular. Sou a Grazi, filha do Lua e tive oportunidade de participar do segundo encontro do grupo em 2010. Rever parte de vocês nesse último final de semana foi um grande presente para mim! E peço a Deus que continuem se mantendo unidos com toda essa alegria e vitalidade que nos inspira!!! Até breve! Com carinho,
ResponderExcluirGRAZIELLE
Nos bastidores deste almoço, já que almoço também tem direito a bastidores, aventou-se a possibilidade de transformar este blog em livro. A ideia está posta e fica a espera de abraços, porque ideia é como gente, se não for paparicada some.
ResponderExcluirAve magister , Lulu, Grande Easista! Dominus vobiscum!!! Manggiaturi te salutant! Um pouco meios surpresos de ver um sub-grupo de EASISTAS (Nome cientifico: Homo sanctus sp cruciferous ssp easistas sssp belohorizontinus) reunido entre as muralhas da grande Jerusalem BH para uma ceia... So' esperamos que nao seja a ultima... Por sinal, ao inves de 12, aparecem 13... Sera' que o Iscariotes tinha um irmao gemeo? Ou nao contaram com Maria Madalena? Humildemente sugerimos que, na proxima ceia, todos se sentam no chao como realmente aconteceu... e que o prato principal seja o CAOL (KAOL)... e como pratos secundarios: tutu (nao lulu) com couve, torresmo com farofa; quiabo com frango, arroz e angu'; tambem um prato da receitas da Maria Jose. Que todas as verduras -exclusive as Sete Saias- sejam provenientes do Sitio 1/2 DUZIA. Para sobremesa sera' obrigatorio o queijo mineiro com goiabada e, de reserva, rapadura com amendoim torrado. ( E' bom nao se esquecer do pao-de-queijo e da pacoquinha}. As bebidas serao fornecidas pelo arisco Easista metade 'maior' e metade 'menor' Lua (tambem cohecido como descendente de um bandeirante perdido que ficou para tras pois demorou muito com suas necessidades fisiologicas/biologicas na sombra daquela pedreira. Foi ele o fundador da metade norte de Nova Uniao. Bebidas que serao oferecidas pelo Lua: Germana nova, todo tipo de cerveja e vinho, suco de maracuja' Pindorama, limonada e talvez cafe e leite. Para os EASISTAS inocentes e ja' um pouco caducos CAOL significa: cachaca, arroz, ovo, linguica. Havia um pequeno restaurante na Praca Tiradentes, perto da Igreja Santa Thereza que oferecia este prato. Que todos continuem mastigando e engulindo... Para os EASISTAS que estao longe, que continuem babando. "DEPARTI EASISTAS MEMORANDA SUNT". PAX TECUM - SEMPER AMICI EASISTAS SEOLDO/JUDITE
ResponderExcluirVoltando de São João del-Rei, onde fomos tomar posse de nossa nova toca, temos que agradecer ao Tupi e Marina por organizarem essa nossa confraternização, onde a amizade há tanto estabelecida entre nós foi novamente a personagem principal. Momentos alegres, onde as máscaras não sabiam se ficavam nos rostos ou nas bolsas, deixaram alguns apreensivos, outros muito descontraídos, mas passados os cinco dias de observação, parece que todos estamos ilesos. Recebi com alegria o presente que a Grazi ofereceu e o Tupi nos concedeu; fiz uma leitura ávida imergindo no seu exemplo de vida e de exortação a termos coerência no trabalho e nas metas da vida para o que possa trazer satisfação muito além da pura necessidade profissional.
ResponderExcluirEstaremos iniciando 2022 em São João del-Rei, onde seremos felizes em recebê-los, pois teremos sempre dois quartos reservados para os amigos na Rua Expedicionário Antônio Pires, 151 - Colônia do Marçal.
ADDENDUM I DA 'PRIMEIRA CEIA'........ Coisinhas que ficaram para tra's: Nao podem faltar FRUTAS num genuino jantar mineiro: Deixando de fora a laranja, a goiaba, o mamao, a pitanga, o abiu, o inga'.... e a fruta pecadora maca ('apple' para os Easistas biblicos) devem estar dentro da cesta no chao: banana, bacate, bacaxi...e, de lambuja, buticaba. Essas "B" frutas viriam da metade sul de Nova Uniao, pois historicamente o B e' a letra favorita daquelas -andas,como: -arranco, -arulho, -esteira, -urro, -osta, -acana, -o-rinha, -ilosca, -eliscao, - acana, -uzina, - alam-ique, -ar-budo, um-igo,-ode, -ode, - acalhau, -oas Festas, a-racos, e uma outra palavrinha muito popular que nao pode ser dita aqui. Por fim, nao se requer dos Easistas comiloes que facam jejum por 40 dias antes da Segunda Ceia... Nada de perdao para o Rosalino, o Easista colecionador de ferro velho... Por nao ter comparecido esta' cheirando traidor e por isso tera' que pagar as proximas despesas com as 'trinta moedas' escondidas... Que a Santa Odilia sempre continue abrindo o apetite de todos e que os ventos cheirosos da Fazenda Engenho Vista Alegre sempre continuem nas costas dos participantes. DOMINUS VOBISCUM...SAECULA SAECULORUM...... AMEM. Eterno Easista: Seoldo.
ResponderExcluirADDENDUM II......DA 'PRIMEIRA CEIA'.......Antes da proxima ceia havera' uma pequena procissao de penitencia para desfazer e limpar-se de todos os pecados pequenos e de alguns grandes. Por fim, nunca se esquecer de lavar as maos com sabao caseiro de soda. PERDAO PARA TODOS. -OM E COM APETITE!!! Amem. (Nota: Temos goibada mas nao o queijo mineiro). " Queira ou nao, o Universo continua desabrochando-se como esta' programado". (Desiderata). Cuidado com aquela pedra grande; ela pode rolar para o lado de ca'... Um conselho serio de um Easista eruditus: E' melhor o grupo dos 13 comer todo o resto da ceia antes de os famintos reis magos (Tiradentes, Aleijadinho e Lampiao) chegarem da metade norte passando por Juazeiro. Eles chegarao com suas familias e seguidores e carregam uma luizinha (nao luluzinha) magica que ajuda a farejar tudo. Com facilidade eles acharao o Caminho da Estrada Real que os levara' para a Fazenda Engenho Vista Alegre cheia de "montanhas verdes, florestas virgens e cachoeiras naturais... paraiso ecologico:..." (NOTA: Ainda tenho uma garrafinha de 01/12/01 cheinha...). Gratidao ao pai Sergio Caetano. Tenho um neto de 9 anos chamado Caetano, uma verdadeira pimentinha!!!!) Por falar nisso; sugiro que o nome atual em vez de ser 'Walter Caetano Pinto" seja Walter Caetano Galo!!! .... AMEM. Eterno Easista Seoldo.
ResponderExcluirADDENDUM III.... Um Easista fervente confidencialmente me passou a informacao,de que partes da enorme Arca de Noe'foram construidas , por fora, com o famoso Pau Brasil; e por dentro, com Imbauba, e Bambu... e que ela foi parar la' pelas bandas da Fazenda Engenho Vista Alegre. E como a Arca chegou ate' la'? Simplesmente com a forca da Pororoca que naquela epoca banhava desde Marajo' ate' a Pampulha, passando por Juazeiro do Norte (Parece-me que isso foi espalhado pelo Easista Chichicao que adorava romarias).Ouvi dizer que ha' alguns Easistas disfarcados de Barrabas, Caifas, Pilatos, Herodes e alguns outros do grupo dos "Puxa Sacos" se ajuntarao com os Chapeus-de-Couro e invadirao a "SEGUNDA CEIA".... Somente o Rosalino/Esposa terao permissao ... Assim o grupo sera' de 15 como esta' ja' na tradicao oral da EASO.( Um bom exemplo de traducao oral da EASO e' a informacao de que os 'biscoiteiros' eram os mais comiloes comparados com os outros grupos regionais... sempre eram os primeiros a chegarem e os ultimos a sairem . (Informacao divulgada pelas cozinheiras/limpadoras/lavadeiras chefiadas pela Dona Luca... Elas diziam que eles, os biscoiteros, aplicavam, ao pe' da letra, a famosa Lei de Lavoisier: "Nada se perde; tudo se transforma". ( Era agora o transformado EASISTA Carraro que levantava o dedo mindinho quando bebia...). Amem. Eterno Easista Seoldo.
ResponderExcluir[09:49, 05/01/2022] Luiz Alfenas: ADDENDUM IV.... Existiu, isto e', nasceu/viveu/morreu, um cabeludo/bigodudo/nao barbudo com um IQ muito elevado, do grupo 'Homo supersapiens' que firmemente declarou que "A IMAGINACAO E' MAIS IMPORTANTE QUE O CONHECIMENTO" (Albert Einstein). Por isso, cada Easista participante ou nao da 'Primeira Ceinha dos 15' ocorrida entre as muralhas da Jerusalem BH deve comecar a discutir, preparar-se e economizar para a II Ceinha IMAGINANDO todos os aspectos relativos 'a consumacao da mesma. Pergunta1: - Quando sera'? No inverno ou no verao? Na 'epoca chuvosa ou na seca? - Pergunta 2: - Poderia ser realizada entre as muralhas de outras Jerusalens como Sao Joao del Rey, Sabara', Senhora de Oliveira?... Pergunta 3: Se e' mandatorio lavar bem as maos, sera' tambem para lavar bem os pe's? (Sera' melhor usar sandalias entao). Pergunta 4: So' poderao ser discutidos assuntos Easistas religiosos, ou um pouquinho de assuntos Easistas politicos? E assuntos cientificos relativos ao clima e ao VIRUS?... Pergunta 5: Sera' recomendado/mandatorio o uso de mascaras antes e depois da mastigacao? E' bom lembrar-se de que este Virus e' resistente a cachaca com limao... Portanto nada de profecias falsas.... mas batidinhas da Germana podem ser bebidas sem receio contanto que sejam benzidas antes ( Sugiro que o benzedor seja o Easista Abracador Tupy). --- E para finalizar, mais um pensamento de Einstein: 'DUAS COISAS SAO INFINITAS; O UNIVERSO E A ESTUPIDEZ HUMANA; E NAO ESTOU SEGURO SOBRE O UNIVERSO'. E para enfeitar este Addendum ai vai uma imaginacao deste velho/novo Easista Seoldo: "O amanhecer e' gratis para todos; e' so' nao dormir no ponto.... O anoitecetr tambem e' gratis: e' so' nao dormir por baixo" .. Finalizando tossindo/espirrando/cuspindo este Easista pesquisador " nem sempre esta' certo, mas nunca esta' errado". Eterno Easista Seoldo.
ResponderExcluirVocê citou Einstein duas vezes acima, então deve saber que um bilhete dele, escrito há 100 anos, foi leiloada recentemente pela bagatela de 1,2 milhão de dólares, ou seja, 6,4 milhões de reais.
ExcluirA tradução que nos chega é esta:
"Uma vida simples e silenciosa traz mais alegria do que a busca do sucesso em um desassossego constante". Einstein
Boa noite , meu avô foi seminarista em santa odilia na década de 1960. Seu nome Carlos Roberto Basilio. Poderiam entrar em contato para trocarmos informação? tenho uma foto que gostaria de compartilhar. ATT . VICTOR HUGO EMAIL : victorgugy@gmail.com
ResponderExcluirBoa noite , meu avô foi seminarista em santa odilia na década de 1960. Seu nome Carlos Roberto Basilio. Poderiam entrar em contato para trocarmos informação? tenho uma foto que gostaria de compartilhar. ATT . VICTOR HUGO EMAIL : victorgugy@gmail.com
ResponderExcluirNão encontramos nenhuma referência a seu avô. Talvez você possa encontrar alguma imagem dele nas postagens deste blog do ano 2010, em que colocamos um histórico dos seminaristas dos primeiros anos do seminário.
Excluir